Folhetos anunciam mais promoções mas com descontos mais baixos

  • ECO
  • 15:21

Nos folhetos promocionais há maior quantidade de produtos em promoção, mas o valor médio das promoções baixou em relação aos anos anteriores. Esta estratégia promocional é denominada de "promoflação".

O desconto médio dos artigos nos folhetos diminuiu para 28,8% este ano, valor abaixo dos 30,4% do mesmo período do ano passado, segundo a análise da Centromarca, associação portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, e da consultora TouchPoint Consulting.

“O aumento generalizado de preços e o decréscimo do poder de compra têm contribuído para que, no momento de compra, o fator preço seja cada vez mais determinante” refere Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca. “A pressão em torno desse fator leva a estratégias de comunicação cada vez mais centradas em descontos e promoções, o que requer atenção redobrada do lado dos consumidores”, acrescenta o diretor.

No primeiro semestre deste ano, 63% dos artigos presentes nos folhetos estiveram com desconto, mas o valor em média da promoção era de 28,8%, situação inversa à do ano passado. Em 2023 havia menos produtos nos folhetos com desconto (58,7%), mas a promoção em média dos produtos era de 30,4%. Uma percentagem já mais baixa do que os 32% verificados em 2022, revela o estudo “Promoflation: Realidade ou Mito?”, divulgado em comunicado nesta segunda-feira.

Os dados indicam que nos primeiros seis meses de 2024 haviam 662 artigos apresentados em cada folheto promocional, um aumento em relação aos 657 de 2023 e aos 598 de 2022.

O comunicado indica que esta situação é descrita como uma “promoflação”, ou seja, há um aumento indireto do custo real dos produtos através da redução dos descontos, mas como há mais quantidade de produtos em promoção os consumidores acreditam que beneficiam de mais descontos quando, na verdade, gastam mais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Folhetos anunciam mais promoções mas com descontos mais baixos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião