Connected fecha parceria com americana EchoStar Mobile

Trata-se do "primeiro passo na construção de uma rede global de comunicações IoT a partir do espaço", diz Tiago Rebelo, cofundador. Parceria tem duração de três anos.

Fundadores da Connected

A Connected, startup portuguesa que desenvolve soluções de conectividade NB-IoT (baixa largura de banda para a Internet das Coisas) a partir do espaço, acaba de fechar uma parceria com a operadora norte-americana EchoStar Mobile, “o primeiro passo na construção de uma rede global de comunicações IoT a partir do espaço”.

“Com o acesso aos satélites geoestacionários da EchoStar, passamos a oferecer um serviço de comunicações que permite cobertura de 100% da Europa (incluindo no oceano) e, em breve, 100% dos Estados Unidos da América”, diz Tiago Rebelo, cofundador e CEO da Connected, ao ECO. No caso dos EUA deverá acontecer até ao final do ano.

A parceria permite à startup portuguesa “lançar desde já um conjunto de produtos e serviços, como a One, um dispositivo de segurança para uso pessoal que transforma qualquer telemóvel num telemóvel com ligação via satélite, capaz de enviar mensagens via SMS, partilhar a localização ou enviar uma mensagem de emergência em qualquer ponto dos territórios mencionados, mesmo em zonas onde não existe cobertura de rede celular terrestre”, explica Tiago Rebelo.

“Esta parceria é muito importante para a Connected, uma vez que nos permite dar o primeiro passo na construção de uma rede global de comunicações IoT a partir do espaço”, sintetiza o responsável. A parceria tem a duração de três anos.

Fundada em 2023 por André Guerra, Hélder Oliveira, Raquel Magalhães e Tiago Rebelo, com escritórios na Uptec, no Porto, e sede no Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, onde está incubada como parte da iniciativa de incubação de empresas da Agência Espacial Europeia (ESA-BIC), a startup desenvolve soluções de conectividade IoT a partir do espaço.

Em setembro, a startup comprou a solução de conectividade da SpaceWay, usada recentemente no Parque Natural do Douro Internacional para monitorizar vinhas em zonas com fraca cobertura de rede.

Fechou em fevereiro uma ronda de investimento pré-seed de dois milhões de euros, a maior de sempre captada por uma empresa do setor espacial em Portugal. Entre os objetivos estava avançar com testes no espaço já este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Connected fecha parceria com americana EchoStar Mobile

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião