Lisboa regressa aos ganhos. EDP quebra ciclo de quedas

A bolsa nacional volta a valorizar. Acompanha a tendência das restantes praças europeias numa sessão positiva para a generalidade das cotadas. A EDP quebrou o maior ciclo de quedas e mais de um ano.

A bolsa portuguesa está de regresso aos ganhos. Arrancou a sessão a valorizar, assim como as restantes praças europeias, num dia que está a ser de ganhos generalizados. Praticamente todas as cotadas nacionais ganham, sendo de destacar o comportamento positivo da EDP após sete sessões consecutivas em queda.

Na Europa, e depois de um fecho positivo de Wall Street, os principais índices estão a apresentar valorizações em torno de 0,5%, sendo que a praça nacional arrancou a sessão a ganhar 0,46% para 5.211,28 pontos. Lisboa recuou nas últimas duas sessões, estando a negociar próximo de mínimos de um mês.

Praticamente todas as cotadas estão a valorizar, sendo o BCP o título que mais puxa pelo PSI-20. As ações do banco avançam quase 1% para 23,96 cêntimos, uma valorização que acontece depois de ter revelado que vai passar a contar com mais três representantes da Fosun, o seu maior acionista, na administração.

“Foram cooptados três novos administradores não executivos, Gu Xiaoxu, Li Cheng e Zhihua Shen, aumentando assim o número de administradores para 22″, sendo que, deste total, 14 são não executivos“, revela o banco num comunicado enviado ao regulador do mercado. O Montepio, por seu lado, recua 2%, com Santana Lopes a afirmar, em entrevista, que é “100% livre” para dizer não à entrada no capital do banco.

Destaque também para o setor energético, nomeadamente para a EDP. Após sete sessões consecutivas em queda, a elétrica está a ganhar 0,38% para 2,90 euros, isto depois de ter encaixado mais de 50 milhões com a venda da posição no capital da REN.

“O montante total da operação ascendeu a 51,2 milhões de euros, ao preço de venda unitário de 2,74 euros por ação da REN”, informa a REN, citando um comunicado da EDP. “Após a conclusão desta transação, a EDP deixou de deter qualquer participação no capital social da REN”, lê-se ainda no comunicado. A REN, por seu lado, soma 0,29% para 2,76 euros. A Galp Energia avança 0,42% para 13,26 euros com os preços do petróleo em alta.

Pela negativa, além do Montepio, destaque para a Nos que está a perder 0,39% para 5,40 euros, bem como para os CTT que apresentam uma desvalorização ligeira de 0,05% para 5,50 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa regressa aos ganhos. EDP quebra ciclo de quedas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião