De hospitais a aeroportos, só 40 entidades pediram a instalação de estações de 5G

Entre as 40 entidades que pediram a instalação de 5G estão hospitais e centros de saúde, universidades, portos e aeroportos, instituições militares, parques empresariais ou industriais.

Apenas 40 entidades pediram a instalação de equipamentos 5G nas suas instalações, avança o Público. Com o regulamento do leilão do 5G, a Anacom estabeleceu que algumas entidades com um papel de relevo na sociedade e economia nacional teriam direito a pedir aos operadores de telecomunicações que colocassem equipamentos 5G nas suas instalações. O objetivo é assegurar uma rede otimizada para as suas necessidades, para garantirem melhores coberturas ou colmatar a falta de rede móvel.

Entre as entidades que pediram a instalação de 5G estão hospitais e centros de saúde, universidades e outros estabelecimentos de ensino superior, portos e aeroportos, instituições militares, parques empresariais ou industriais. Ainda assim, a Anacom não detalhou quais são as 40 entidades.

No total, está prevista a instalação de estações em cerca de 1.000 locais específicos e, segundo a Anacom, grande parte poderão já estar contabilizadas no último ponto de situação sobre o desenvolvimento das redes 5G no país. As instituições interessadas na instalação do 5G tinham o período de dois anos a contar da emissão das licenças de utilização de frequências da Vodafone, Meo e Nos para fazer o pedido. O prazo terminou no quarto trimestre de 2023.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De hospitais a aeroportos, só 40 entidades pediram a instalação de estações de 5G

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião