Empresa de café com fábrica na Azambuja recruta CEO na Delta
Mocoffee contrata Nuno Damião para liderar operações na Europa e Médio Oriente. Ricardo Flores assume expansão global da empresa com foco nos EUA e Brasil, onde está a construir fábrica de cápsulas.
A Mocoffee da Azambuja, fundada há 33 anos pelo inventor da cápsula monodose de café e primeiro CEO da Nespresso, e atualmente controlada e liderada pelo português Ricardo Flores, foi à Delta contratar Nuno Damião para liderar as operações da empresa na região da Europa e do Médio Oriente (EMEA).
Licenciado em Gestão de Empresas na Universidade de Évora e pós-graduado em Inovação e Empreendedorismo na mesma instituição de ensino superior, Nuno Damião fez toda a carreira em empresas do Grupo Nabeiro, tendo nos últimos três anos ocupado o cargo de diretor de vendas e business development da Delta Cafés.
Ricardo Flores, que também passou pelo grupo de origem alentejana – mudou-se em 2008 para o Brasil, na altura para abrir o primeiro escritório direto da Delta Q no país –, assume o cargo de CEO Global e fica concentrado em exclusivo na expansão das operações globais, com foco nos mercados americano e brasileiro, onde está a construir uma fábrica de cápsulas de café.
O empresário que comprou a maioria do capital da Mocoffee através de um Management Buy Out (MBO) e tem como sócia a família brasileira Opitz, fala nesta contratação com uma “grande satisfação”. Citado numa nota de imprensa, Ricardo Flores assegura que “a experiência e competência do Nuno falam por si e [acredita] que as operações em Portugal, em particular, e da EMEA, em geral, ficarão em muito boas mãos”.
Numa mensagem de despedida publicada na rede social LinkedIn, Nuno Damião recorda ter entrado na “enorme Família Delta em setembro de 2003, acabado de sair da faculdade, com inúmeros sonhos e uma enorme vontade de fazer acontecer”. Expressou um “profundo sentimento de gratidão” à administração do Grupo Nabeiro, com uma referência especial ao falecido comendador Rui Nabeiro, “um homem único, inspirador e um empreendedor de quem [teve] o privilégio de receber tantos ensinamentos”.
Café da Azambuja já chega a 20 países
A Mocoffee compra, torra, mói e coloca o café dentro de cápsulas, que entrega aos clientes para que distribuam com a marca deles. Com atuação no mercado B2B (Business to Business) e sempre em regime de private label, produz cápsulas compatíveis com as máquinas que estão no mercado, como a Nespresso; e tem também um sistema próprio, que inclui um equipamento de extração e para o qual fornece as cápsulas, que vende em países como França, Suíça, Indonésia ou Austrália.
Reclamando o estatuto de empresa de private label de cápsulas mais antiga do mundo, a Mocoffee tem sede em Portugal e subsidiárias na Suíça, Reino Unido e Brasil. Opera atualmente em duas dezenas de países – os mais valiosos em termos de vendas são a Suíça, a Indonésia e o Brasil – e mantém ainda o negócio original da empresa de origem suíça, quando a maioria das receitas provinha de royalties.
A funcionar desde agosto de 2022, a fábrica na Azambuja (distrito de Lisboa) passou há um ano a concentrar 100% da produção da empresa, numa área total de 4.050 metros quadrados e que inclui departamentos de investigação, logística e comercial. Em 2025 prevê expandir o número de turnos e chegar aos 50 trabalhadores. Para os próximos quatro anos planeia um investimento de 7,5 milhões de euros, que aumentará a capacidade de produção anual dos atuais 350 milhões para perto de 520 milhões de cápsulas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Empresa de café com fábrica na Azambuja recruta CEO na Delta
{{ noCommentsLabel }}