Ministério do Ambiente anuncia financiamento de 321 milhões para os Açores

Os projetos a que o investimento diz respeito "visam a promoção da mobilidade sustentável, reabilitação e modernização de infraestruturas", informa o comunicado enviado às redações.

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou investimentos de 321 milhões de euros para a Região Autónoma dos Açores. Neste montante “cabe” a reconstrução do Porto das Lajes das Flores, orçada em 185 milhões de euros.

Os projetos a que o investimento diz respeito “visam a promoção da mobilidade sustentável, reabilitação e modernização de infraestruturas”, informa o comunicado enviado às redações pelo ministério da Energia e Ambiente. Estes representam mais de 10% do orçamento total do Sustentável 2030 para o período de 2021 a 2027.

É evidente a necessidade de dar à ilha um novo porto com maior capacidade e principalmente mais resiliente aos fenómenos resultantes das alterações climáticas e outros fenómenos naturais”, referiu Maria da Graça Carvalho, apelando ainda à rapidez na execução desta obra.

Em Ponta Delgada, foram apresentados outros investimentos na vertente dos transportes, no valor de 136 milhões de euros, que se destinam às ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Flores, São Jorge, Corvo e Pico.

Na mesma cerimónia, Maria da Graça Carvalho anunciou um apoio financeiro à decisão do Governo Regional para a constituição de novas áreas marinhas protegidas nos Açores, que permitirá salvaguardar 30% do mar da região e aumentar significativamente a área protegida a nível nacional.

“Este é mais um passo para o reforço da conservação da natureza e biodiversidade marinha, contribuindo para uma utilização sustentável do nosso mar, em linha com as metas europeias e internacionais”, considerou a responsável pela tutela.

Em paralelo, informou, irá avançar um estudo para identificar as necessidades de compensação para os pescadores, que serão cobertas pelo Fundo Ambiental, à semelhança do que já aconteceu com a Área Marinha Protegida da Pedra do Valado, no Algarve.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério do Ambiente anuncia financiamento de 321 milhões para os Açores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião