Capoulas Santos: É preciso “disciplinar” o eucalipto

  • Lusa
  • 30 Junho 2017

O ministro da Agricultura afirmou que é preciso disciplinar as plantações de eucaliptos. Novas plantações vão ser proibidas excetuando transposição de áreas ecologicamente mal localizadas.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, garantiu hoje que “não se autorizarão novas plantações de eucalipto em Portugal”, apenas com “a única exceção de transposição de áreas que estão ecologicamente mal localizadas e que não são economicamente rentáveis”.

Na abertura da interpelação do PEV ao Governo que hoje decorre no parlamento sobre “Floresta e desertificação do mundo rural”, Capoulas Santos explicou que o Governo não pretende “pôr em causa a importância que o eucalipto tem, pelo emprego que representa, pelas exportações que representam”, mas sim “discipliná-lo” porque “é possível, com menos área, ter mais matéria para a indústria”.

“Entendemos que o que está plasmado no programa do Governo, na sequência da negociação que fizemos então com Os Verdes, no sentido de travar a expansão do eucalipto é possível e necessário e a legislação vai nesse sentido: não se autorizarão novas plantações de eucalipto em Portugal, a não ser com a única exceção de transposição de áreas que estão ecologicamente mal localizadas e que não são economicamente rentáveis, para áreas ordenadas, ecologicamente adequadas e naturalmente mais produtivas”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Capoulas Santos: É preciso “disciplinar” o eucalipto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião