Exclusivo Air France – KLM vai dizer ao Governo que ficará confortável com participação minoritária na TAP
O grupo franco-neerlandês vai transmitir ao Governo que, face ao contexto parlamentar, está disponível para adquirir uma participação inferior a 50% na privatização da companhia aérea.
A Air France – KLM vai reunir ainda este mês com o Governo sobre a privatização da TAP. No encontro, os responsáveis do grupo franco-neerlandês vão transmitir que estão confortáveis com a compra de uma posição minoritária na companhia portuguesa, apurou o ECO junto de fonte conhecedora do processo.
Ainda que a vontade de Luís Montenegro fosse privatizar a totalidade do capital da TAP, a atual geometria parlamentar impede que ela se concretize. Mesmo que o decreto-lei de privatização previsse essa possibilidade, os partidos pediriam a apreciação parlamentar, inviabilizando a alienação da maioria do capital, uma vez que só PSD e IL o defendem. Um contexto a que a Air France – KLM está atenta.
“Tendo em conta que estão a ser equacionados vários cenários para a aprovação, numa fase posterior, da privatização da TAP no Parlamento, a Air France – KLM mantém-se aberta a várias opções e também está confortável com a venda de uma participação minoritária da companhia“, afirma ao ECO a referida fonte.
O grupo usará como argumento a sua própria situação, que “evidencia capacidade para trabalhar em parceria” com os governos. O Estado francês mantém uma participação de 28% no capital da Air France – KLM e o neerlandês de 9,1%. O grupo entrou na SAS em agosto, ficando com uma participação minoritária de 19,9%, com o Estado dinamarquês a manter 25,8%.
A Air France – KLM não é a única a apontar para uma minoria do capital. O Corriere della Sera noticiou no início de setembro que a Lufthansa tinha na mira 19,9% do capital da TAP, percentagem que facilitaria também uma aprovação do negócio pelos reguladores, nomeadamente da União Europeia.
O Governo está a auscultar os principais interessados na privatização da companhia aérea, tendo já reunido com a Lufthansa e IAG, dona da British Airways e Iberia, segundo revelou o ministro das Finanças.
“Nesta fase estamos a ouvir estes três intervenientes. Já ouvimos a IAG e a Lufthansa. Vamos ouvir a Air France – KLM ainda no decorrer deste mês de outubro. E a partir daí desenharemos a nossa proposta de alienação da empresa”, afirmou Joaquim Miranda Sarmento, no programa Negócios da Semana da SIC Notícias. O objetivo é concluir a operação em 2025.
O CEO da Air France – KLM, Benjamin Smith, reiterou na última apresentação de resultados, o interesse em olhar para a venda da TAP. “Os detalhes do que o novo Governo quererá fazer ainda não são públicos. Dependendo do que forem as condições e o preço, estaremos em melhor posição para nos pronunciarmos. De um ponto de vista estratégico é um cenário que pode definitivamente encaixar com um crescimento da nossa rede, se as condições forem as certas”, disse.
Já este mês o grupo franco-neerlandês anunciou a contratação da equipa legal, com quem já está a trabalhar há muitos meses: a americana Skadden, apoiada em Portugal pela J+Legal.
Joaquim Miranda Sarmento anunciou também que o Governo pediu novas avaliações para a TAP. Um processo que está a cargo da Parpública, que entretanto avançou para um novo assessor financeiro, o Bank of America, como avançou o ECO.
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