Depósitos bancários sobem 136 milhões de euros com o fim das férias
Valor dos depósitos das famílias recupera em setembro face a agosto, devido ao aumento de 1,1 mil milhões de euros dos depósitos a prazo. Os dados são do Banco de Portugal.
O montante que as famílias em Portugal confiam aos bancos voltou a subir, após o período de férias. O stock de depósitos de particulares aumentou em setembro para 188,5 mil milhões de euros, mais 136 milhões de euros do que em agosto, de acordo com dados do Banco de Portugal (BdP) divulgados esta sexta-feira.
Os depósitos de particulares voltaram, assim, a subir, após a ligeira queda registada em agosto, mas ainda não bateu o recorde registado em julho: 189 mil milhões de euros. A variação face a agosto resultou do aumento de 1,1 mil milhões de euros dos depósitos a prazo (que incluem os depósitos com prazo acordado e os depósitos com pré-aviso), que mais do que compensou a redução de mil milhões de euros das responsabilidades à vista.
O aumento dos depósitos de particulares contribui para a aceleração da respetiva taxa de variação anual para 8,0%, o valor mais elevado desde março de 2021.
Já o stock de depósitos das empresas ascendia a 65,1 mil milhões de euros no final de setembro, menos 1,4 mil milhões de euros do que em agosto. Ainda assim, cresceu 1,5% relativamente ao mês homólogo.
(Notícia atualizada às 11h40)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Depósitos bancários sobem 136 milhões de euros com o fim das férias
{{ noCommentsLabel }}