CGD: Deputados voltam a ouvir António Domingues a 18 de julho
O PSD pediu para ouvir novamente o ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos na segunda comissão ao banco. Os deputados detetaram "contradições” entre o depoimento de Domingues e o do Governo.
António Domingues está de regresso ao Parlamento. O ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai ser novamente ouvido, a 18 de julho, a pedido do PSD, de acordo com o site do Parlamento. A audição decorre no âmbito da segunda comissão parlamentar de inquérito ao banco estatal. Uma iniciativa criada para se apurar se houve um acordo entre António Domingues e Mário Centeno para que os gestores da Caixa não tivessem de entregar as declarações de rendimento e património.
O gestor será novamente ouvido pelos deputados depois de o PSD ter afirmado que há “manifestas contradições” entre o seu depoimento e os dos membros do Governo. De acordo com o requerimento a que a Lusa teve acesso, dirigido ao presidente da segunda comissão de inquérito sobre a Caixa, o social-democrata Aguiar Branco, o pedido de nova audição é justificado “face às manifestas contradições entre os depoimentos de António Domingues e dos membros do Governo” ouvidos na comissão.
Na primeira audição, António Domingues disse que, de acordo com o seu juízo e o seu entendimento, a dispensa de declarações de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional foi acordada com o ministro das Finanças ainda antes de aceitar o cargo e que, a certa altura, o Governo terá “deixado de ter condições políticas para manter o acordado”, o que resultou na sua demissão.
Por seu lado, o ministro das Finanças assegurou que o compromisso assumido com o anterior presidente da Caixa foi sobre a exclusão do estatuto do gestor público, admitindo que a questão das declarações foi abordada mas de forma ocasional.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CGD: Deputados voltam a ouvir António Domingues a 18 de julho
{{ noCommentsLabel }}