Espanha: menos 100 mil desempregados em época turística

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 4 Julho 2017

Em junho, o desemprego registado caiu e o número de contribuintes para a Segurança Social espanhola aumentou.

Junho é tradicionalmente um dos melhores meses para o mercado de trabalho espanhol. Em 2017, a tendência repete-se. O número de desempregados registados caiu 98,3 mil, o melhor valor da série para o mês de junho.

Os dados foram divulgados esta terça-feira pelo jornal espanhol El País. Enquanto o desemprego baixa, o emprego aumenta: dados do ministério do Emprego espanhol indicam que o número de contribuintes para a Segurança Social aumentou em quase 87,7 mil.

Contas feitas, o desemprego registado abrange 3,36 milhões de pessoas enquanto o número de contribuintes para a Segurança Social atinge 18,4 milhões.

A ligação entre turismo, recuperação económica e emprego é visível, sobretudo nos meses de primavera e no início do verão, diz o jornal. Em junho, a hotelaria liderou o aumento do número de trabalhadores, com 36,4 mil novos trabalhadores, seguindo-se o comércio.

Em Portugal, os dados do emprego também são positivos. O Instituto Nacional de Estatística (INE) aponta para uma descida da taxa para 9,5% em abril, e estima novo recuo para 9,4% em maio. No ano passado, quase um terço dos empregos criados em Portugal diziam respeito a empresas ligadas ao turismo. E tudo indica que o turismo será o principal impulsionador do emprego no verão, a avaliar pelo ManpowerGroup Employment Outlook Survey, realizado junto dos empregadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha: menos 100 mil desempregados em época turística

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião