Mudanças no Lloyds. Número dois apontado como sucessor de Horta Osório

Lloyds está a mudar a sua estrutura antes de apresentar o novo plano estratégico para os próximos três anos. O número dois do banco está a ser visto como um candidato à sucessão de Horta Osório.

Português é apontado como próximo presidente do HSBC.Simon Dawson/Bloomberg

Está em curso uma grande reestruturação organizacional no britânico Lloyds Banking na sequência da saída de dois gestores de topo do banco, numa altura em que se prepara um novo plano estratégico de três anos. As mudanças agora anunciadas põem Juan Colombas como número dois do banco, sendo visto como um candidato à sucessão do presidente executivo, António Horta Osório.

O português apresentou uma nova estrutura de negócio e promoveu mudanças no staff senior que o acompanha no sentido de centrar atenções nos detalhes do próximo plano estratégico 2018-2020, que será revelado em fevereiro do próximo ano.

Dentro das mudanças promovidas o destaque vai para a nomeação do espanhol Juan Colombas, diretor de controlo de riscos, para o recém-criado cargo de diretor de operações, com responsabilidades de supervisão da transformação digital do banco em todas as divisões da instituição. De acordo com o jornal espanhol Expansión (acesso livre / conteúdo em espanhol), citando fontes do setor, com esta nomeação, Colombas perfila-se como número dois do banco britânico e um dos principais candidatos à sucessão de Horta Osório.

Horta Osório está há sete anos na liderança do Lloyds, tendo ajudado o banco a superar a grave crise que enfrentou nos últimos anos e que culminou com o fim da presença do Governo britânico no capital da instituição no mês passado. Mas há algum tempo que existem rumores de que a sua saída está para breve. Alguns analistas já apontaram o nome do português entre os principais candidatos à liderança do maior banco europeu, o HSBC.

A reestruturação organizacional acontece depois da saída de Andrew Bester, até há pouco tempo presidente da unidade comercial do banco, cinco anos após a sua entrada no Lloyds. O Financial Times citava (acesso pago / conteúdo em inglês) fontes do setor financeiro londrino que o indicavam como principal sucessor de Horta Osório. Além de Bester, também Simon Davies, que chegou ao grupo em 2015 para diretor de recursos humanos, estratégia e departamento legal, está saída.

Em fevereiro de 2018, o Lloyds apresenta o novo plano de estratégia para os próximos três anos que deverá focar-se na digitalização dos serviços financeiros e na automação de processos internos, à medida que cada vez mais clientes adaptam os seus hábitos de consumo aos dispositivos móveis e num ambiente de baixas taxas de juro que continua a dificultar o negócio dos bancos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mudanças no Lloyds. Número dois apontado como sucessor de Horta Osório

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião