Juiz de extrema-direita readmitido pela Ordem dos Advogados depois de ser expulso da magistratura

O ex-juiz Rui da Fonseca e Castro foi autorizado pela Ordem dos Advogados a voltar a exercer a profissão, depois de ter sido expulso da magistratura.

O ex-juiz Rui da Fonseca e Castro foi autorizado pela Ordem dos Advogados a voltar a exercer a profissão de advogado – depois de ter sido expulso da magistratura em 2021, avança o jornal Público.

O líder do grupo de extrema-direita ‘Habeas Corpus’ foi expulso da magistratura em outubro de 2021 e vai ser julgado em breve no Tribunal Criminal de Lisboa. É acusado de crime de difamação ao antigo diretor nacional da PSP, Magina da Silva, crime de ofensa à honra do ex-Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e ainda crime de usurpação de funções.

O seu regresso à advocacia deu-se em junho de 2023, quase dois anos depois da sua expulsão da magistratura, o que motivou protestos entre a classe. No entanto, de acordo com Fernanda Almeida Pinheiro, bastonária da Ordem dos Advogados, não há razões para impedir o reingresso, uma opinião que não é consensual.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juiz de extrema-direita readmitido pela Ordem dos Advogados depois de ser expulso da magistratura

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião