CMVM dá ok à EDP. OPA à Renováveis chega hoje ao mercado

A OPA da EDP sobre a EDP Renováveis pode avançar. A CMVM aprovou o prospeto da operação com uma contrapartida de 6,75 euros. Os investidores podem aceitar a oferta a partir desta quinta-feira.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) aprovou o prospeto da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela EDP sobre a EDP Renováveis. Três meses depois do anúncio, o regulador deu luz verde à operação, mantendo a contrapartida nos 6,75 euros (deduzindo os cinco cêntimos distribuídos em dividendos). A OPA chega ao mercado esta quinta-feira, 6 de julho.

O prospeto da operação anunciada a 27 de março tem poucas alterações face ao que tinha sido revelado à data pela EDP, mas é incluído o pedido de exclusão da negociação. “No caso em que a oferente venha a requerer a exclusão de negociação a oferente manterá uma ordem permanente de compra das ações da sociedade por um prazo máximo de três a seis meses após a aprovação do pedido de exclusão de negociação”, refere o documento.

A contrapartida oferecida aos investidores manteve-se. A EDP propõe pagar 6,75 euros por cada ação, um valor inferior aos 6,80 euros inicialmente apresentados aos investidores já que a cotada liderada por Manso Neto procedeu ao pagamento de dividendos desde então.

A EDP Renováveis, recorde-se, afirmou a 26 de abril que entendia “que a oferta, não obstante não ter sido solicitada, é amigável, na medida em que é realizada pela acionista fundadora da EDP Renováveis, que sempre foi titular de uma posição de controlo maioritário no seu capital”. E acrescentava que considerava o preço de “adequado” ao contrário de outros investidores.

A MFS Investments, que representa clientes com 35,5 milhões de ações da EDP Renováveis, ou seja, 4% do capital e direitos de voto da empresa, defende que como a EDP Renováveis entrou em bolsa a valer oito euros, o preço que agora é oferecido não reflete a capacidade de crescimento no longo prazo. A EDP Renováveis está a cotar nos 7,03 euros, 4,15% acima do valor da OPA.

Oferta chega hoje ao mercado

A EDP pretende adquirir 22,5% da unidade de energias renováveis que ainda não controla. Os investidores terão, de acordo com o prospeto, quatro semanas para decidirem se aceitam ou não a oferta apresentada pela empresa liderada por António Mexia. A OPA chega ao mercado esta quinta-feira, 6 de julho, sendo 3 de agosto o último dia em que podem apresentar a ordem de venda.

A oferta decorrerá entre as 8h30 horas do dia 6 de julho de 2017 e as 15h00 do dia 3 de agosto de 2017, podendo as respetivas ordens de venda ser recebidas até ao termo do deste prazo. Os detentores das ações que aceitem a oferta poderão revogar as suas declarações de aceitação até às 15h00 horas do dia 31 de julho de 2017. A data prevista para o apuramento e divulgação dos resultados da oferta é o dia 4 de agosto de 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CMVM dá ok à EDP. OPA à Renováveis chega hoje ao mercado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião