5 coisas que vão marcar o dia
No mesmo dia em que o 25 de novembro é celebrado no parlamento, reúnem-se os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 e Mario Draghi fala em Portugal sobre o futuro desafiante da União Europeia.
O 25 de novembro é celebrado em sessão solene no parlamento e o ex-presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, marca presença em Portugal, num evento da CNN Portugal. O Eurostat divulga dados sobre o comércio da União Europeia (UE) com a Rússia (relativos ao terceiro trimestre deste ano) e os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reúnem-se para debater os principais temas da política internacional.
Como vai o comércio da UE com a Rússia?
Esta segunda-feira o Eurostat divulga dados sobre o comércio da União Europeia (UE) com a Rússia, relativos ao terceiro trimestre deste ano. O Gabinete de Estatísticas da União Europeia divulga ainda estimativas sobre as despesas com segurança social na UE, em 2023.
Mario Draghi em Portugal
O ex-presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, vai estar presente em Portugal, na CNN Portugal International Summit, para falar sobre “o futuro da União Europeia num contexto político e económico desafiante”. Além de Draghi, marcam ainda presença no evento, que tem como tema “Embrace the Future: Paz e Desenvolvimento Sustentável”, Luís Montenegro (primeiro-ministro), Mário Centeno (governador do Banco de Portugal), João Vale de Almeida (embaixador da União Europeia), Pedro Nuno Santos (secretário-geral do PS), António Lagartixo (CEO Deloitte), ou Tanja Fajon (ministra dos Negócios Estrangeiros da Eslovénia).
25 de novembro celebrado no Parlamento
O 25 de novembro é celebrado esta segunda-feira em sessão solene no parlamento. Esta é a primeira vez que a data é comemorada no Parlamento após a aprovação de uma deliberação em junho para que a operação militar de 25 de novembro de 1975 passasse a ser assinalada anualmente na Assembleia da República. A iniciativa, proposta pelo CDS, foi aprovada com os votos favoráveis do PSD, IL e Chega, tendo merecido a oposição das bancadas de esquerda.
Combustíveis voltam a subir esta semana
Os preços dos combustíveis vão voltar a ficar mais caros esta semana. A gasolina deverá ficar um cêntimo mais cara e o gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá subir 2,5 cêntimos. Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,606 euros por litro de gasóleo simples e 1,705 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira. É preciso recuar a 22 de abril para encontrar os preços do diesel mais caros.
Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reúnem-se
Esta segunda-feira tem início uma reunião entre os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido). O foco da reunião, que se prolonga até terça-feira, irá centrar-se em diversos temas internacionais, como a guerra do Médio Oriente, a guerra entre a Ucrânia e a Rússia ou a estabilidade do Indo-Pacífico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}