Centeno considera que planos para abdicar das normas de Basileia “não vão resultar”

"Suspeito que uma decisão dos Estados Unidos de abandonar estas regras não vai resultar. A Europa não deveria estar numa situação dessas”, avisa o governador do Banco de Portugal.

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, disse que qualquer tentativa dos Estados Unidos para pôr de lado o reforço das regras de capital bancário irá correr mal, apelando para que a Europa não arrisque seguir esse caminho.

A Europa deve implementar [o Acordo de] Basileia III, a menos que seja contraproducente”, afirmou o banqueiro, numa entrevista à Bloomberg (acesso pago) em Londres.

Centeno, que é também membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE), suspeita que “uma decisão dos EUA de abandonar estas regras não vai resultar“. “A Europa não deveria estar numa situação dessas”, considerou.

As normas de Basileia III, introduzidas na sequência da crise financeira de 2008, têm como objetivo garantir que os bancos têm capital suficiente para cobrir os riscos que enfrentam e promover a transparência e práticas bancárias sólidas.

A aplicação das regras deveria acontecer em todos os países do mundo em simultâneo, mas alguns, como os EUA, estão a decidir os seus próprios prazos e alteraram algumas das medidas, o que levou os bancos a queixarem-se de potenciais desvantagens.

Na semana passada, o Financial Times revelou que alguns altos responsáveis políticos do BCE defendem a publicação de um estudo que mostra que os requisitos de capital para os grandes bancos da União Europeia aumentariam numa percentagem de dois dígitos se fossem sujeitos às normas regulamentares norte-americanas, de modo a contrariar as pressões do setor bancário no sentido de suavizar a aplicação das novas regras por Bruxelas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno considera que planos para abdicar das normas de Basileia “não vão resultar”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião