Clima empresarial na Alemanha piora em novembro
Os recentes dados do Ifo revelam um "cenário económico sombrio na Alemanha", com uma deterioração das expectativas nos setores da indústria, serviços e construção.
O ambiente económico na Alemanha continua pouco otimista. Os mais recentes dados do índice IFO, que mede o clima empresarial na Alemanha, revelam “um cenário mais sombrio para as empresas.”
Os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Ifo apontam para uma queda de 0,92% das expectativas dos empresários este mês, com o índice Ifo a passar de 86 pontos em outubro para os atuais 85,7 pontos, ficando inclusive abaixo das expectativas dos analistas, que apontavam para os 86 pontos, e para o valor mais baixo desde janeiro.
Esta queda é atribuída principalmente a uma avaliação mais negativa da situação atual das empresas, ao mesmo tempo que as expectativas para o futuro também sofreram uma ligeira deterioração. “A economia alemã está a debater-se com dificuldades”, refere Clement Fuest, presidente do instituto IFO em comunicado.
Os números revelam que no setor industrial o clima empresarial piorou, com as empresas a expressarem ceticismo relativamente aos próximos meses, embora “mostrem estarem ligeiramente mais satisfeitas com a situação atual”, destaca Clement Fuest,
No setor de serviços, o clima empresarial caiu significativamente. “As empresas avaliam a situação atual como significativamente pior” e “as expectativas também foram mais pessimistas”, refere ainda o presidente do instituto Ifo.
No sentido contrário permanece o setor do comércio que, segundo o relatório, apresenta sinais ligeiramente mais positivos, com as empresas a avaliarem melhor a sua situação atual e a demonstrarem menos pessimismo quanto ao futuro, tanto no retalho como no comércio por grosso. No entanto, apesar desta melhoria relativa, “o sentimento das empresas continua longe de ser positivo”, sublinha Clement Fuest.
No setor da construção, “o clima empresarial deteriorou-se visivelmente”, destaca o relatório. Clement Fuest refere que as empresas mostraram-se menos satisfeitas com a atualidade do ambiente de negócios e as expectativas voltaram a ser mais céticas.
Este cenário geral reflete uma economia que enfrenta desafios significativos em vários setores, com um ambiente de negócios marcado por incertezas e dificuldades persistentes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Clima empresarial na Alemanha piora em novembro
{{ noCommentsLabel }}