Banco de Portugal lança concurso para dar segunda vida a resíduos de notas

  • Capital Verde
  • 26 Novembro 2024

O concurso “Vamos dar uma segunda vida às notas”, lançado esta segunda-feira pelo Banco de Portugal, procura ideias de estudantes e investigadores para reutilizar os resíduos das notas.

O Banco de Portugal lançou ao público o concurso “Vamos dar uma segunda vida às notas” esta segunda-feira. O concurso pretende arranjar soluções para reutilizar os resíduos das notas que ficam fora de circulação e as candidaturas decorrem de 2 de dezembro até 14 de fevereiro de 2025.

O nosso desejo é que ao invés de termos ali [no ciclo de vida das notas] dois círculos, tenhamos três, ou seja, que em vez de incinerarmos as notas, possamos utilizar estes resíduos, eventualmente, para produzir novamente papel fiduciário ou então como matéria-prima para a produção de um outro produto, e entrar assim noutro ciclo de vida. Queremos que estes resíduos de notas tenham uma utilização que não seja única como acontecesse atualmente”, explicou Mónica Fernandes, coordenadora da Área de Análise da Qualidade e das Contrafações do Departamento de Emissão e Tesouraria do Banco de Portugal, no lançamento do concurso, esta segunda-feira, no Museu do Dinheiro, em Lisboa.

O concurso tem como alvo estudantes e investigadores das instituições de ensino superior públicas e privadas e instituições do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, com equipas compostas por três ou mais elementos. As candidaturas também podem juntar investigadores e empresas com atividade relevante para a realização do projeto, referiu a instituição no evento de lançamento.

Depois do período das candidaturas, as mesmas vão ter uma apresentação pública a 25 de março. Serão selecionadas a 30 de maio do próximo ano, três candidaturas, numa primeira fase, para desenvolver um protótipo cada uma. Os candidatos têm até 5 de dezembro para desenvolver os protótipos que serão financiados pelo Banco de Portugal até ao montante máximo de 10 mil euros. Na segunda fase, os projetos finalistas são avaliados e apresentados até 9 de dezembro de 2025, e o vencedor é anunciado até dia 31 do mesmo mês que contará com um prémio no valor de 5 mil euros.

Os interessados podem-se candidatar através do site do Banco de Portugal com a apresentação de documentos sobre a instituição, sobre o projeto e ideia a desenvolver, um orçamento detalhado para o projeto e a calendarização do mesmo. As candidaturas vão ser analisadas em três vertentes, a criatividade e inovação, impacto ambiental e potencial de aplicabilidade. Para avaliar os projetos vai haver um júri com cinco elementos, sendo que dois são externos ao Banco de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal lança concurso para dar segunda vida a resíduos de notas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião