Agência alemã admite financiar projeto de lítio da Savannah até 257 milhões
"É um passo fundamental para a construção de uma solução completa de financiamento do projeto", realça o CEO, Emanuel Proença.
A Savannah Resources, empresa que tem a concessão para a exploração de lítio em Boticas, anunciou que recebeu uma carta de interesse da Euler Hermes, agência de crédito que atua em nome do Governo alemão, que abre a hipótese de esta agência vir a garantir até 270 milhões de dólares para o projeto em Portugal.
A Euler Hermes confirmou, nesta comunicação não vinculativa, a “elegibilidade em princípio” para a Savannah receber uma Garantia de Empréstimo Desvinculado para um empréstimo de até 270 milhões de dólares para a construção do projeto de lítio da mina do Barroso, em Boticas. 80% de um empréstimo seria garantido pela República Federal da Alemanha.
Este potencial apoio financeiro pressupõe uma contrapartida: o fornecimento de lítio à Alemanha através do acordo Heads of Terms da Savannah com a AMG para concentrado de espodumena durante dez anos.
“É um passo fundamental para a construção de uma solução completa de financiamento do projeto“, realça o CEO, Emanuel Proença, citado no comunicado, ao mesmo tempo que assinala a oportunidade de custos e juros mais baixos para os acionistas que esta garantia de empréstimo proporciona. A Savannah afirma que continuará o seu trabalho juntamente com outras fontes potenciais de financiamento, até fechar a estrutura que melhor defenda os seus acionistas e o projeto.
Segue-se uma análise (due dilligence) por parte dos financiadores alemães e dos seus consultores, de forma a avaliar questões económicas, técnicas, jurídicas e de sustentabilidade associadas a este financiamento, de forma a consubstanciar a decisão final.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Agência alemã admite financiar projeto de lítio da Savannah até 257 milhões
{{ noCommentsLabel }}