Lufthansa anuncia fábrica de reparação de peças de aviões na Feira e cria “mais de 700 empregos”

Localizada no parque industrial Lusopark, em Santa Maria da Feira, a fábrica de reparação de peças de motores e componentes de aviões terá 54 mil metros quadrados. Conclusão prevista para 2027.

A Lufthansa Technik anunciou esta segunda-feira a construção de uma nova unidade de 54 mil metros quadrados em Santa Maria da Feira. A futura fábrica de reparação de peças de motores e componentes de aviões deverá estar concluída até ao final de 2027 e vai criar “mais de 700 empregos” na região.

“O dia de hoje marca o início de um novo capítulo para a Lufthansa Technik: pela primeira vez na história da empresa, estamos a construir e a abrir as nossas próprias instalações em Portugal“, afirma o Chief Operating Officer da Lufthansa Technik. “Estamos muito satisfeitos por estarmos a ser recebidos de braços abertos aqui em Santa Maria da Feira”, nota Harald Gloy.

Pela primeira vez na história da empresa, estamos a construir e a abrir as nossas próprias instalações em Portugal.

Harald Gloy

Chief Operating Officer da Lufthansa Technik

Localizada no parque industrial Lusopark, em Santa Maria da Feira, a fábrica estará equipada com as tecnologias mais recentes no setor MRO (manutenção, reparação e revisão). Em comunicado, Harald Gloy refere ainda que esta nova fábrica “é também um sinal do empenhamento do Grupo Lufthansa em Portugal”, numa altura em que o grupo almeão já demonstrou que está interessado na reprivatização da TAP.

A Lufthansa Technik irá também construir um centro de formação em Santa Maria da Feira já no próximo ano para formar os futuros colaboradores da Lufthansa Technik Portugal, para que a produção possa começar assim que as novas instalações estejam concluídas. O início da produção deverá ter lugar ainda em 2027, segundo a empresa.

Em comunicado, o grupo informa que “os primeiros postos de trabalho para a nova localização serão anunciados nas próximas semanas e incluem mecânicos, técnicos de eletrónica, engenheiros, gestores de processos e de recursos humanos”. As vagas podem ser consultadas no site da companhia alemã.

Mostra também que estamos no bom caminho para atrair investimento estrangeiro que ajudará a impulsionar a economia portuguesa.

Pedro Reis

Ministro da Economia

O ministro da Economia reconheceu a importância do projeto para o país. “É mais um passo para a reindustrialização do nosso país e representa a confiança nas nossas infraestruturas e na nossa mão de obra, especialmente nos nossos engenheiros altamente qualificados do setor da aviação”. Pedro Reis realça ainda que este investimento mostra também que o país está no “bom caminho para atrair investimento estrangeiro que ajudará a impulsionar a economia portuguesa”.

Ricardo Arroja (presidente e diretor executivo da AICEP), Harald Gloy (Chief Operating Officer da Lufthansa Technik) e Amadeu Albergaria (presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feria).Lufthansa

“Estamos muito satisfeitos com a decisão da Lufthansa Technik de instalar uma unidade de reparação de peças de motores e componentes de aviões em Portugal”, refere o presidente e diretor executivo da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). Questionada pelo ECO, a AICEP não revela o investimento “por questões de confidencialidade”.

Ricardo Arroja recorda que “a Lufthansa Technik é um líder mundial no setor aeroespacial” e que “a indústria aeroespacial está a crescer em Portugal, uma vez que cada vez mais empresas de alto calibre se estão a instalar aqui, assegurando um ciclo de produção completo, desde o desenvolvimento à produção e à manutenção”.

“A capacidade e o conhecimento especializado que a Lufthansa Technik está a trazer para Portugal com as novas instalações irão aumentar a competitividade do nosso país no setor aeroespacial na Europa e ajudar a fortalecer este grupo”, afirma o líder da AICEP.

A capacidade e o conhecimento especializado que a Lufthansa Technik está a trazer para Portugal com as suas novas instalações irão aumentar a competitividade do nosso país no setor aeroespacial na Europa e ajudar a fortalecer este grupo.

Ricardo Arroja

Presidente e diretor executivo da AICEP

O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira olha para este investimento como “um compromisso com o futuro da região e do país, criando emprego especializado, reforçando a comunidade económica e acrescentando valor“. Amadeu Albergaria salienta que a autarquia feirense “continua disponível para acompanhar de perto este projeto de grande dimensão”, uma vez que acredita que “será um motor de desenvolvimento económico e social para a nossa região.”

A Lufthansa Technik é uma das maiores empresas do setor no mundo, com contratos de manutenção para cerca de 4.000 aviões, perto de 25 mil trabalhadores e receitas de 6,5 mil milhões de euros (em 2023). Segundo o site, tem 35 subsidiárias operacionais e empresas afiliadas espalhadas pelo mundo, das quais 20 na Europa. A empresa, que viu os lucros encolher 8% no terceiro trimestre, definiu um plano de crescimento até 2030, que passa pela expansão do número de unidades e da presença internacional, incluindo através de aquisições.

(Notícia atualizada às 10h50 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lufthansa anuncia fábrica de reparação de peças de aviões na Feira e cria “mais de 700 empregos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião