Escolas precisam de reparar ou comprar 45 mil computadores
O Governo disponibilizou dez milhões de euros para a substituição ou a melhoria destes equipamentos informáticos. Diretores já começaram a receber verbas para lançarem concursos a partir de janeiro.
Os agrupamentos escolares identificaram a necessidade de reparar ou adquirir 45.024 computadores de modo a que todos os alunos tenham acesso a estes equipamentos informáticos, avança o Público (acesso pago). O levantamento foi feito a pedido do Ministério da Educação, que disponibilizou uma verba de dez milhões de euros para suprir as necessidades das escolas neste âmbito.
Desta vez, ao invés de o concurso para a compra de computadores ser centralizado pelo Ministério e os equipamentos distribuídos depois pelas escolas, cada agrupamento receberá verba e realizará um concurso público para adquirir os computadores em falta ou reparar os que estão avariados.
As transferências da tutela já arrancaram em novembro e os diretores dos agrupamentos escolares terão de lançar os concursos a partir de janeiro. No entanto, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima, alerta que os dez milhões de euros podem ser insuficientes — ainda que, até ao momento, não tenha recebido queixas –, além de existir o risco de os novos computadores não chegarem antes das provas digitais que os alunos realizarão no final do ano letivo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Escolas precisam de reparar ou comprar 45 mil computadores
{{ noCommentsLabel }}