Biden adverte que políticas económicas de Trump serão um “desastre”

  • Lusa
  • 10 Dezembro 2024

“Rezo a Deus para que o Presidente eleito rejeite o ‘Projeto 2025’. Penso que é um desastre económico para nós e para a região”, disse o ainda Presidente dos EUA.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, criticou esta terça-feira a política económica planeada pelo Presidente eleito, Donald Trump, descrevendo-a como um “desastre”, num discurso de balanço do seu mandato.

“Penso que esta abordagem é um grande erro”, afirmou Biden, referindo-se ao aumento das tarifas aduaneiras que o seu sucessor pretende aplicar a todos os produtos importados do Canadá e do México, bem como aos produtos provenientes da China, os três maiores parceiros económicos dos Estados Unidos.

Biden defendeu o desempenho económico durante o seu mandato, apesar de a candidata do seu partido, a atual vice-Presidente Kamala Harris, ter sido derrotada nas eleições presidenciais de novembro, sobretudo devido à perceção da população relativamente ao elevado custo de vida nos últimos anos.

“Rezo a Deus para que o Presidente eleito rejeite o ‘Projeto 2025’. Penso que é um desastre económico para nós e para a região”, disse o Presidente, referindo-se ao programa ultraconservador que poderá vir a servir de guia para o segundo mandato do republicano. “Trump herda a economia mais forte da história moderna, uma economia que todos invejam”, acrescentou Biden.

O Presidente norte-americano condenou ainda uma “nova redução de impostos para os mais ricos” que teria “um custo real, conduzindo mais uma vez a défices maciços ou a grandes cortes nos programas básicos de saúde, educação e benefícios dos veteranos”.

Joe Biden retirou-se da corrida à Casa Branca em julho, sob pressão de destacadas personalidades do seu partido após perder o debate com o candidato republicano, Donald Trump, passando a vice-presidente Kamala Harris a encabeçar a batalha eleitoral e a perder para o republicano nas eleições de 5 de novembro.

Desde então, o Presidente democrata comprometeu-se em fazer uma transição tranquila para Trump.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden adverte que políticas económicas de Trump serão um “desastre”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião