Dívida sustentável emitida em Portugal dispara 28% até novembro
Os títulos de dívida ESG emitidos por entidades residentes correspondiam a 13,6 mil milhões de euros em novembro, o equivalente a 4,5% do montante total de dívida emitida em Portugal.
O valor total de títulos de dívida ESG emitidos por residentes aumentou três mil milhões de euros entre janeiro e novembro deste ano, o que representa um crescimento de 28%, informa o Banco de Portugal.
Até novembro estavam ativos 72 títulos de dívida ESG emitidos por entidades residentes, revela a nota estatística emitida pelo Banco de Portugal, esta terça-feira. Estes títulos correspondiam a 13,6 mil milhões de euros, o equivalente a 4,5% do montante total de dívida emitida em Portugal.
Estes quase 14 mil milhões de euros emitidos distribuem-se por quatro categorias. A maior fatia, de 9,6 mil milhões, enquadra-se no segmento ESG Verde, e portanto destina-se a financiar projetos relacionados com a proteção do meio ambiente. Em segundo lugar, 2,4 mil milhões de euros recaem na categoria ESG ligado à sustentabilidade, cujos recursos podem ser utilizados sem restrições, mas em que as entidades se comprometem a cumprir, no futuro, objetivos ESG pré-definidos e, no geral, a taxa de juro destes instrumentos varia em função do cumprimento ou não desses objetivos.
Títulos de dívida ESG, por categoria
Apenas em terceiro lugar aparece a categoria ESG social, que financia projetos com impacto social positivo e para eles reserva 1,1 mil milhões de euros. Por fim, os restantes 0,5 mil milhões são para projetos que combinam a proteção do meio ambiente com um impacto social positivo, e ficam debaixo do chapéu ESG Sustentabilidade.
Os títulos de dívida ESG emitidos por residentes são detidos maioritariamente por entidades do setor financeiro e por entidades não residentes. Em outubro de 2024, 71% destes títulos estavam na posse de entidades não residentes, 25% eram detidos pelo setor financeiro e 4% pelo setor dos particulares.
Títulos de dívida ESG, por setor detentor
No caso do setor financeiro, em outubro, tinha em carteira 1,8 mil milhões de euros de títulos classificados na categoria títulos ESG ligados à sustentabilidade. O setor das sociedades de seguros e fundos de pensões tem investido essencialmente em títulos ESG verde, totalizando a sua carteira 195 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dívida sustentável emitida em Portugal dispara 28% até novembro
{{ noCommentsLabel }}