Preços da luz da EDP descem em média 7% em 2025
“A fatura dos clientes residenciais da EDP vai baixar em média 7%, a partir de 1 de janeiro de 2025”, indica a empresa.
A EDP vai baixar os preços da eletricidade no próximo ano, divulgou a empresa, esta quarta-feira. Em média, os clientes da elétrica vão sentir um alívio de 7% nas respetivas contas da luz.
“A fatura dos clientes residenciais da EDP vai baixar em média 7%, a partir de 1 de janeiro de 2025”, indica a empresa.
Esta redução decorre de uma série de alterações. Em primeiro lugar, a elétrica optou por baixar a componente de preço da eletricidade que diz respeito à energia em si, denominada por “Energia e Estrutura Comercial”. Esta vai cair 6%, em média. A este alívio acresce o decréscimo no valor de outra componente, a tarifa de acesso às redes, ditado pelo regulador. E, por fim, as alterações na taxa de IVA para os escalões mais baixos de potência, dá também o seu contributo, explica a elétrica.
A elétrica avança esta atualização dias depois de o regulador ter publicado a decisão final quanto às tarifas para o mercado regulado em 2025, que influencia o mercado liberalizado na medida em que ambos os mercados partilham uma componente, a tarifa de acesso às redes. De acordo com o comunicado da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a tarifa de acesso às redes vai cair 3,6% para os clientes de baixa tensão normal, ou seja as famílias.
Já no âmbito da fiscalidade, entrará em vigor em 2025 uma medida para baixar o IVA da eletricidade. Esta prevê que os primeiros 200 quilowatts-hora (kWh) consumidos por cada família (ou 300 kWh, no caso das famílias numerosas) serão taxados a 6%, em vez dos atuais 23%.
(Notícia atualizada pela última vez às 12h05, com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preços da luz da EDP descem em média 7% em 2025
{{ noCommentsLabel }}