Portugal teve a segunda maior descida do preço do leite na UE
Segundo o Eurostat, o preço do leite registou um ligeiro aumento de 1% este ano na União Europeia. Mas, em Portugal, houve uma descida de 10% deste produto, a segunda maior do bloco.
Depois dos aumentos verificados nos últimos três anos, impulsionados, sobretudo, pela pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia, os preços dos produtos agrícolas na União Europeia (UE) registaram um decréscimo homólogo, em média, de 2% em 2024, segundo uma estimativa divulgada esta quinta-feira pelo Eurostat.
O azeite (30%), a batata (12%) e a fruta (7%) são os produtos cujo preço mais cresceu este ano no bloco comunitário, tendo sido ainda registados “ligeiros aumentos” no gado (2%) e no leite (1%).
Em sentido inverso, o gabinete estatístico dá conta de descidas nos preços dos cereais (-15%), ovos (-8%), suínos (-7%), aves de capoeira (-6%) e legumes e produtos hortícolas (-2%).
Como se trata de uma estimativa, os dados divulgados esta quinta-feira ainda não revelam as estatísticas por Estado-membro. No entanto, no que toca aos preços do leite, o Eurostat aponta para diminuições em 16 dos 27 países da UE, com as mais acentuadas a registarem-se na Finlândia (-12%), em Portugal (-10%) e em Espanha (-8%).
Variação dos preços do leite por Estado-membro da UE entre 2023 e 2024
Por outro lado, os maiores aumentos dos preços do leite em 2024 ocorreram na Irlanda (+15%), na Lituânia (+11%) e na Letónia (+10%).
Ao nível do preço médio dos bens e serviços consumidos na agricultura (ou seja, fatores de produção não relacionados com o investimento), observou-se uma queda de 6% este ano na comparação com 2023.
De acordo com os dados publicados pelo Eurostat, as sementes e material de plantação e as despesas veterinárias tiveram “aumentos moderados” de 3% cada. Em contrapartida, os preços dos adubos e corretivos do solo (-18%), dos alimentos para animais (-11%) e dos lubrificantes energéticos (-8%) registaram decréscimos significativos, enquanto os dos produtos fitossanitários e os pesticidas tiveram uma descida menor, de 2% em ambos os casos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal teve a segunda maior descida do preço do leite na UE
{{ noCommentsLabel }}