Abanca concentra negócio no ex-Eurobic e fecha sucursal

Espanhóis continuam a 'digerir' aquisição do banco português no verão passado. Vão passar toda a atividade para o Eurobic e fechar a sucursal, mantendo a marca Abanca. Processo durará um ano.

O Abanca continua a ‘digerir’ a aquisição do Eurobic. Os espanhóis preparam-se para concentrar todo negócio bancário em Portugal no banco que adquiriram a Isabel dos Santos e outros angolanos no verão passado, por cerca de 350 milhões de euros. Com isso, a sucursal vai ser encerrada, mas a marca é para manter.

O banco com sede em Santiago de Compostela, na Galiza, tem em andamento um processo de cisão transfronteiriça no âmbito do qual vai separar a atividade em Portugal da casa-mãe galega e transferir toda a carteira de crédito e de depósitos (ativos e passivos), incluindo trabalhadores, que já tinha por cá para a estrutura do que era o Eurobic — sua filial desde que fechou a compra em julho.

No final deste processo, que só deverá estar concluído dentro de mais ou menos de um ano, o Abanca emergirá como sétimo maior banco no mercado português, atrás dos ‘Big-5’ e do Crédito Agrícola, contando com mais de 300 mil clientes e 20 mil milhões de euros em volume de negócios.

Por seu turno, depois de ‘esvaziada’, a sucursal com a qual o Abanca opera atualmente em Portugal (e que havia comprado o negócio do Deutsche Bank em 2016) será para fechar a seguir, estando tudo dependente de aprovação das autoridades dos dois lados da fronteira, nomeadamente o Governo espanhol e o Banco de Portugal. Antes disso, o processo ainda vai ser ratificado pelas assembleias-gerais dos dois bancos no início do próximo ano.

Fonte oficial do banco explicou ao ECO que a consolidação dos negócios em Portugal visa “reforçar a sua posição competitiva no setor financeiro português” e esclareceu que “os colaboradores da sucursal do Abanca vão manter todas as condições de trabalho que têm atualmente, de acordo com o quadro legal em vigor, não estando previsto que esta operação tenha qualquer impacto nos colaboradores das duas entidades”.

O Eurobic tinha mais de 1.400 trabalhadores no final do ano passado e no Abanca em Portugal trabalham quase 400.

"Os colaboradores da sucursal do Abanca vão manter todas as condições de trabalho que têm atualmente, de acordo com o quadro legal em vigor, não estando previsto que esta operação tenha qualquer impacto nos colaboradores das duas entidades.”

Abanca

Fonte oficial

De fora deste processo de cisão ficam os negócios da Sogevinus (que tem as marcas de vinho do Porto Calem, Velhotes, Kopke, Barros, entre outras) e ainda outra empresa, a Laborvantage – Investimentos Imobiliários, que se manterão no perímetro do grupo de Juan Carlos Escotet.

O Abanca registou lucros de quase mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, mais do que duplicando em comparação com o mesmo período de 2023, aproveitando o ambiente de taxas de juro elevadas que tem puxado pelos resultados de todo o setor.

O banco galego já pôde contar com o contributo do Eurobic, que apurou lucros de 71,3 milhões de euros entre janeiro e setembro, abaixo, ainda assim, do resultado obtido há um ano.

Desde janeiro de 2020 que se mantinha a indefinição na estrutura acionista do EuroBic, após ter rebentado o caso Luanda Leaks em janeiro de 2020, que forçou Isabel dos Santos a sair do banco português.

A empresária angolana detinha uma participação de 42,5% do Eurobic que se encontrava arrestada pelas autoridades na sequência do mega processo que enfrenta em Luanda, sendo que 37,5% estavam na posse de Fernando Teles, enquanto o restante capital pertencia a outros acionistas angolanos como Luís Cortez dos Santos, Manuel Pinheiro Fernandes e Sebastião Lavrador (cada um com 5%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abanca concentra negócio no ex-Eurobic e fecha sucursal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião