Hoje nas notícias: Eletricidade, pensões e educação

  • ECO
  • 23 Dezembro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A ministra do Ambiente garante que o preço da eletricidade vai continuar a descer nos próximos anos e que a tarifa social da eletricidade vai beneficiar 700 mil pessoas em 2025. Já o número de ex-funcionários públicos com pensões acima de 5.000 euros mais do que duplicou nos últimos dois anos. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.

Fatura da luz desce em 2025, diz ministra

O preço da eletricidade vai continuar a descer nos próximos anos, garante a ministra do Ambiente. Segundo Maria da Graça Carvalho, os critérios de atribuição da tarifa social da eletricidade, que passa a abranger menos pessoas em 2025, poderão ser ponderados. Apesar da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ter definido que os preços da eletricidade iriam aumentar 2,1% em janeiro, a descida do IVA e das tarifas de acesso às redes contribuem para que a descida das faturas da luz. A ministra garante ainda que, em 2025, a tarifa social da eletricidade vai beneficiar 700 mil pessoas, com um total de 124 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Pensões acima de cinco mil euros duplicam na Função Pública

Cerca de 7.897 ex-funcionários públicos receberam em 2024 pensões acima de 5.000 euros, segundo dados provisórios da Caixa Geral de Aposentações. Este aumento ronda os 160% face às 3.062 existentes em 2022. No total, cerca de 410 pensões têm um valor superior a 8.000 euros. Já na Segurança Social, existem 1.909 pensões de valor superior a 6.111 euros. Desse universo total, 31 pensões têm valor superior a 15 mil euros. Estes números revelam que o número de pensões milionárias tem um crescimento mais elevado na Função Pública do que na Segurança Social.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Ministro da Educação defende autonomia do Ensino Superior

O ministro da Educação considera que é necessário um sistema de Educação Superior com mais autonomia e com maior presença nas grandes agendas europeias de investigação e inovação. O objetivo é tornar o país um ator cada vez mais “relevante” na União Europeia e modernizar a sua economia para um paradigma baseado no talento, na ciência e na inovação. “A União Europeia e Portugal enfrentam hoje novos desafios, evidenciados no relatório Draghi, que tornam a Educação Superior, a Ciência e a Inovação ainda mais importantes” revela o ministro. Fernando Alexandre acredita que o atual sistema jurídico, em vigor desde 2007, é “demasiado rígido” e que está “ultrapassado”. Assim, defende que a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior permite a aproximação entre subsistemas universitário e politécnico e entre público e privado.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Juízes dispensaram Hélder Bianchi por não saberem de mandados

Os tribunais de Penafiel e de Viana do Castelo dispensaram o ex-líder do gangue de Valbom Hélder Bianchi de dois julgamentos por desconhecerem que o arguido era alvo, desde janeiro, de um mandado de detenção para cumprimento de uma pena de prisão de dois anos e meio. Os mandados de janeiro e de novembro foram emitidos pelo Tribunal do Porto, mas os juízes encarregados de julgar as novas acusações do Ministério Público contra Bianchi assumem “não foi dado conhecimento desses mandados ao processo”.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Duarte da Costa deixa a presidência da Proteção Civil

O presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte da Costa, vai deixar o cargo quando cumpriu apenas um dos três anos da sua segunda comissão de serviço. No início do próximo ano, Duarte da Costa assumirá o cargo de conselheiro para a Proteção Civil e Catástrofes junto da embaixada portuguesa nas Nações Unidas, em Nova Iorque, integrando uma equipa especial que o Governo está a criar. Fonte governamental avançou que o seu substituto será José Manuel Moura, um civil pela primeira vez desde 2006.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Eletricidade, pensões e educação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião