Arábia Saudita interessada na antiga refinaria da Galp em Matosinhos

Oportunidade foi sugerida por Luís Filipe Menezes em reunião preparatória com empresários árabes. Comitiva saudita vem a Portugal em maio para preparar investimentos também no turismo e imobiliário.

A Arábia Saudita está interessada em investir na reconversão dos terrenos da antiga refinaria da Galp em Matosinhos. O Jornal de Notícias (acesso pago) avança esta quarta-feira que está prevista para maio uma viagem à região Norte de uma delegação composta por “cem empresários e três ou quatro ministros” do país.

A visita, anunciada na terça-feira numa reunião preparatória entre a Câmara do Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa, a autarquia do Porto e o Conselho Empresarial Luso-Saudita, também servirá para preparar investimentos nas áreas da saúde, do turismo e do imobiliário na região do Porto.

Foi Luís Filipe Menezes, que lidera a Câmara do Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa, que sugeriu aos empresários árabes investir na reconversão da antiga refinaria da Petrogal, desativada desde 2021 e cuja demolição arrancou em 2023. “Tem os mesmos recursos que Cascais e [a zona] está livre para ser usada em grandes projetos. Todos sabemos que pode ser uma área fantástica e que pressupõe uma capacidade financeira extra” devido aos custos com a descontaminação dos solos, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arábia Saudita interessada na antiga refinaria da Galp em Matosinhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião