Exclusivo Grupo Cegid compra tecnológica portuguesa PHC Software
A tecnológica portuguesa PHC Software foi vendida ao grupo Cegid. Donos da Primavera BSS já tinham tentado comprar a PHC em 2022.
A tecnológica portuguesa PHC Software, liderada por Ricardo Parreira e com sede no Taguspark, rendeu-se à segunda investida da Cegid, líder europeu de soluções empresariais na cloud para finanças, recursos humanos, retalho e setores empresariais, depois de uma primeira oferta em 2022, apurou o ECO junto de duas fontes que acompanharam a operação.
A PHC apresentou resultados líquidos de 4,9 milhões em 2023, últimos números oficiais conhecidos, um resultado operacional ajustado (EBITDA) de 5,2 milhões e vendas superiores a 16,5 milhões de euros.
Fundada em 1989, a PHC Software é um dos principais players no mercado português de PMEs, e desenvolve soluções de gestão, que são especificamente concebidas para otimizar a gestão das empresas e responder às principais necessidades das empresas de mid-market, em vários setores de atividade. Não foi divulgado o valor da aquisição da PHC, que foi assessorada pela consultora de M&A independente Clearwater, mas outra fonte de mercado garante que terá sido com base num múltiplo de dois dígitos sobre o EBITDA.
No âmbito deste acordo, Ricardo Parreira decidiu deixar a liderança da PHC Software para se focar noutros projetos, e João Sampaio, que até então era diretor da unidade de negócios internacionais da empresa, foi nomeado diretor geral. A nomeação tem efeitos imediatos.
Na rede social Linkedin, João Sampaio reagiu a este momento, dizendo que “representa mais do que uma transição” e também “o início de uma nova etapa, onde ambição e inovação se alinham“. “Agradeço ao Ricardo Parreira, Miguel Capelão e Francisco Caselli, cuja visão, dedicação e trabalho incansável deram vida a uma empresa incrível. O legado que construíram é uma inspiração e o alicerce sobre o qual iremos construir um futuro ambicioso e transformador”, recordou. E deu também a entender que a escolha do seu nome foi da responsabilidade de Pascal Houillon, CEO da Cegid, e Javier Torres, responsável pelo grupo gaulês em Portugal, Espanha, América Latina e África.
“A PHC Business Software, com os seus 262 colaboradores e equipa de gestão, alinha-se perfeitamente com a Cegid. Iremos fortalecer os ativos principais da PHC e dar suporte ao seu crescimento impressionante com tecnologias de valor acrescentado como a Inteligência Artificial [IA] generativa, para melhor servir o nosso mercado. O nosso Centro de Excelência em IA, localizado em Braga, será, naturalmente, mobilizado para o efeito”, comentou o empresário francês Pascal Houillon, CEO da Cegid, mais tarde, em comunicado.
O ECO sabe que a operação foi assinada ontem. Já na semana passada, a Cegid, que desenvolve soluções de gestão empresarial na cloud para profissionais das áreas financeira (tesouraria, fiscalidade e ERP), Recursos Humanos (processamento salarial e gestão de talento), contabilidade, retalho e empreendedorismo, anunciou a expansão da sua oferta de soluções de faturação eletrónica em Espanha com a aquisição da Microdata. É um grupo, já há alguns anos, com uma visão compradora para agregar recursos que não possui ou pretende explorar.
Em 2021, a Oakley Capital Investments chegou a acordo para a aquisição da empresa portuguesa de tecnologia Primavera BSS, que se juntou a outras seis empresas espanholas adquiridas nos dois anos anteriores. Posteriormente, em fevereiro de 2023, o Grupo Primavera desapareceu enquanto marca e passou a operar sob o nome Cegid.
“O poder de uma só marca é incomparável e era evidente para nós a importância de dar este passo o quanto antes. O fundamental é manter a nossa proximidade com os nossos clientes, parceiros e ecossistema, aumentar a nossa capacidade de acrescentar valor e inovação, assim como expandir as possibilidades de crescermos juntos”, justificou, então, em em nota de imprensa Santiago Solanas, CEO da Cegid Ibéria, Latam e África Portuguesa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Grupo Cegid compra tecnológica portuguesa PHC Software
{{ noCommentsLabel }}