Salários dos trabalhadores da distribuição alimentar com aumento médio de 5%
Associação dos distribuidores de produtos alimentares e sindicato dos trabalhadores do setor dos serviços chegaram a acordo para revisão da tabela salarial. Aumento médio será de 5%.
Os trabalhadores do setor da distribuição alimentar vão ver os seus salários aumentar, em média, 5% este ano, face ao praticado em 2024. Essa atualização está prevista na revisão da tabela salarial negociada entre a Associação dos distribuidores de produtos alimentares (ADIPA) e o Sindicato dos trabalhadores do setor dos serviços (SITESE).
“A ADIPA e o SITESE chegaram a acordo quanto à revisão da tabela salarial e demais cláusulas de expressão pecuniária dos Contratos Coletivos de Trabalho para os setores do comércio e distribuição alimentar grossista e retalhista“, foi anunciado numa nota enviada às redações.
Além do aumento médio de 5% dos ordenados face a 2024, ficou estabelecido que o vencimento base de entrada na carreira profissional continuará acima do salário mínimo nacional, que subiu este mês dos 820 euros praticados em 2024 para 870 euros, conforme ficou acordado na Concertação Social.
No caso do setor da distribuição alimentar, o “salário mínimo” sobe para 875 euros, explicou a ADIPA ao ECO.
“A ADIPA continua empenhada no diálogo social estabelecido com as respetivas organizações sindicais, na procura das melhores soluções que garantam as condições retributivas adequadas aos colaboradores e que não ponham em causa a sustentabilidade das empresas de um setor maioritariamente constituído por micros, pequenas e médias empresas, independentes”, acrescenta a mesma associação que representa os empregadores.
Convém notar que as convenções coletivas em questão abrangem cerca de 300 empresas e mais de 12 mil trabalhadores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Salários dos trabalhadores da distribuição alimentar com aumento médio de 5%
{{ noCommentsLabel }}