Rendas da EDP: Buscas aos emails da REN e da BCG anuladas

  • ECO
  • 14 Julho 2017

Um juiz do tribunal central de instrução criminal considerou que as buscas eram nulas. Já a EDP optou por não pedir a anulação, para não haver lugar a "interpretações enviesadas".

As buscas aos emails da REN e do Boston Consulting Group, no âmbito do caso das rendas da EDP, foram consideradas nulas por um juiz do tribunal central de instrução criminal, segundo avançou esta sexta-feira a RTP1. O juiz considerou que as buscas teriam de ser ordenadas por um juiz e não pelo Ministério Público, como foi o caso.

O Boston Consulting Group (BCG) e a REN tinham pedido a anulação das buscas aos seus emails e viram agora o pedido reivindicado, mas a EDP não o fez.

De acordo com declarações oficiais da empresa à RTP, a opção de não pedir a anulação das buscas aos emails foi tomada para prevenir “interpretações enviesadas” dessa ação, por exemplo que fosse pressuposto que a EDP tencionava esconder informações potencialmente comprometedoras.

As buscas em questão foram realizadas no âmbito do caso das rendas da EDP, que dura já desde 2012. Há cerca de um mês e meio, os dirigentes da EDP e da EDP Renováveis, António Mexia e João Manso Neto, foram constituídos arguidos. Devido à posição de ambas as empresas, cotadas em bolsa, a RTP avança ainda que a 23 de setembro os dirigentes pediram que o caso fosse acelerado, devido ao impacto prejudicial das suspeitas nos resultados da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rendas da EDP: Buscas aos emails da REN e da BCG anuladas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião