Quanto pode custar um ciberataque? Até 120 mil milhões, mais do que o furacão Katrina

Uma seguradora alertou que um ciberataque de grande gravidade poderá resultar em perdas de até 120 mil milhões de dólares para a economia mundial. É mais do que os prejuízos do furacão Katrina.

Os recentes ataques informáticos de ransomware causaram sérios problemas a muitas empresas, incluindo suspensão de operações. Por isso, o mundo ficou de olhos postos neste risco ainda novo, pois um sério ataque informático pode custar dinheiro. Muito dinheiro. E quanto? De acordo com a seguradora Lloyd’s of London, os prejuízos podem ser equivalentes aos provocados pelo furacão Katrina, ou cerca de 120 mil milhões de dólares.

Num relatório de 59 páginas, citado pelo jornal britânico, a seguradora alerta para os riscos que o cibercrime vai representar ao longo dos próximos dez anos. Um ataque informático que fosse capaz de derrubar um provedor de serviços de armazenamento na “nuvem” seria capaz de provocar perdas na ordem dos 53 mil milhões de dólares, em média, na ótica da Lloyd’s of London.

Para esta que é a seguradora mais antiga do mundo, a janela de prejuízos em matéria de ciberataque situa-se entre 15 mil milhões e 121 mil milhões de dólares. Por outras palavras, um ataque dos mais graves poderá significar custos para a economia global tão grandes quanto os provocados por alguns desastres naturais como os furacões Katrina ou Sandy.

O Katrina foi um furacão destruidor que afetou sobretudo o golfo do México em 2005, provocando perdas estimadas de 108 mil milhões de dólares. Já o Sandy, considerado um dos mais mortíferos da história dos Estados Unidos, resultou em prejuízos entre 50 e 70 mil milhões de dólares, para não falar nas 233 vidas que se perderam entre outubro e novembro de 2012 naquele país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quanto pode custar um ciberataque? Até 120 mil milhões, mais do que o furacão Katrina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião