Metro de Lisboa vai parar. Greve a 1 e 3 de agosto

  • ECO
  • 18 Julho 2017

O mês mais quente do ano arranca com carruagens paradas. Vem aí uma paralisação do Metropolitano de Lisboa. O aviso prévio de greve já foi enviado ao Ministério do Ambiente.

O Metropolitano de Lisboa vai parar. Os trabalhadores do metro anunciaram uma greve para os próximos dias 1 e 3 de agosto como forma de protesto contra a desregulação de horários, as condições de segurança e também o “assédio moral” das chefias.

O pré-aviso de greve na primeira terça e quinta-feira de agosto já foi enviado ao Conselho de Administração do Metropolitano e ao Ministério do Ambiente, de acordo com um comunicado conjunto da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, dos Trabalhadores da Tracção do Metropolitano, da Manutenção, dos Trabalhadores dos Transportes e dos Trabalhadores do Metropolitano.

Segundo o Público, na base desta paralisação de 24 horas a 1 e 3 de agosto estão a “desregulação dos horários e relações laborais”, o “não cumprimento dos regulamentos, acordos e protocolos em vigor”, “condições de segurança deficiente, devido à pressão exercida por operacionais da Direção de Operação”.

Os trabalhadores do Metro de Lisboa apontam ainda para o problema do “assédio moral” que leva ao “aumento do absentismo e do conflito laboral permanente”, a “utilização indevida de chefias de primeiro nível, em postos de trabalho” e a “falta de trabalhadores em todas as áreas operacionais, estando alguns a ser substituídos por outsourcing”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metro de Lisboa vai parar. Greve a 1 e 3 de agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião