Estado entrega quase 5 milhões à gestora do Alqueva em novo aumento de capital

Este é o primeiro aumento de capital de 2025, mas no ano passado, a EDIA recebeu 61,4 milhões do Estado.

A EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva vai beneficiar de mais uma injeção de capital por parte do Estado. Esta quinta-feira foi aprovado um aumento de capital de 4,9 milhões de euros.

“Foi aprovado por deliberação social unânime por escrito aumentar o capital social da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, no montante de 4.931.280 de euros, através da emissão de 986.256 de ações nominativas, no valor de 5 euros cada, a subscrever e a realizar pelo Estado, em numerário”, lê-se no comunicado publicado na página do regulador dos mercados, a Comissão do Mercado e dos Valores Mobiliários.

Este é o primeiro aumento de capital este ano, mas as injeções por parte do Estado são algo recorrentes. Só no ano passado, até 10 de dezembro, o Estado entregou 54,9 milhões de euros a esta empresa, que gere o Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, em aumentos de capital.

No entanto, a 30 de dezembro foi notificada ainda a celebração de um contrato de suprimentos de 6,5 milhões de euros, “destinado a satisfazer as necessidades de financiamento da empresa, nomeadamente para fazer face aos pagamentos de gastos com energia”, lê-se na nota.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado entrega quase 5 milhões à gestora do Alqueva em novo aumento de capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião