5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 20 Fevereiro 2025

INE divulga dados sobre rendimento e condições de vida, Banco de Portugal sobre dívida pública e Eurostat sobre produção na construção, no dia de resultados da Corticeira Amorim e Novabase.

Em dia de divulgação de resultados financeiros da Corticeira Amorim e da Novabase, o INE divulga os dados do rendimento e das condições de vida referentes ao ano passado e o Banco de Portugal divulga dados da dívida e financiamento das administrações públicas. Lá fora, o Eurostat vai divulgar dados sobre a produção em construção na Europa.

Corticeira Amorim divulga resultados financeiros

A Corticeira Amorim vai divulgar os resultados financeiros de 2024 esta quinta-feira. De acordo com os resultados financeiros de 2023, as vendas da gigante industrial caíram abaixo da fasquia dos mil milhões de euros devido à “redução significativa” da atividade e ao efeito cambial desfavorável. A empresa nortenha fechou 2023 com um resultado líquido de 88,9 milhões de euros, menos 9,7% em termos homólogos.

Novabase apresenta contas

A Novabase apresenta os resultados financeiros do ano passado nesta quinta-feira. Segundo os últimos dados anuais, os resultados líquidos da companhia dispararam 428% em termos homólogos para 47 milhões de euros. A subida foi ancorada pela mais-valia de 40 milhões resultante da venda da Neotalent à Conclusion Group no último trimestre de 2023.

Como evolui a construção na Europa?

O Eurostat vai divulgar dados sobre a produção em construção em dezembro de 2024 e no último trimestre do ano. Segundo os últimos dados divulgados, a produção da construção aumentou 1,2% na área do euro e 1,3% na União Europeia (UE) em novembro face a outubro do ano passado. Em termos homólogos, produção na construção aumentou 1,4% na área do euro e 0,9% na UE.

BcP divulga financiamento das administrações públicas

O Banco de Portugal (BdP) vai divulgar o financiamento das administrações públicas relativo até dezembro do ano passado. Trata-se de um indicador que mede os fluxos acumulados, desde o início de cada ano. O valor tende a aproximar-se do simétrico do saldo orçamental das administrações públicas. O BdP vai também divulgar a dívida das administrações públicas e a dívida direta do Estado.

Como evoluíram a pobreza e a exclusão social em Portugal?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar os dados do rendimento e das condições de vida referentes a 2024. Os últimos dados divulgados indicam que 16,6% das pessoas estavam em risco de pobreza em 2023, menos 0,4% que em 2022. No entanto, a diminuição da pobreza não foi transversal a todas as faixas etárias: enquanto reduziu para os menores de 18 anos e para adultos em idade ativa, aumentou para a população idosa. De salientar que mais de dois milhões de pessoas, ou 19,7% da população, encontrava-se em risco de pobreza ou exclusão social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião