Grupo Greenvolt instala painéis solares em 10 parques logísticos na Alemanha
A Energy Partners, da qual a empresa portuguesa é acionista, fez um acordo com a gigante da logística GLP para uma dezena de projetos de energia fotovoltaica de 23 megawatts.
O grupo Greenvolt, através da subsidiária Energy Partners, assinou um acordo com a GLP Clean Energy para implementar dez projetos fotovoltaicos nos telhados de armazéns logísticos na Alemanha. A empresa vai instalar painéis solares nos parques do promotor logístico, que faz parte da GPL (antiga Global Logistic Properties).
Os projetos contratualizados, cuja capacidade total é de aproximadamente 23 megawatts (MW), serão remunerados ao abrigo da Lei das Energias Renováveis (EEG). O primeiro, de 3,8 megawatts (MW), será concluído até ao final deste mês num armazém logístico da GLP em Mönchengladbach, na Renânia do Norte-Vestfália (na fotografia).
“A eletricidade gerada localmente será disponibilizada aos inquilinos da GLP através de Contratos de Compra de Energia (PPA), sem necessidade de investimento por parte deles. Além disso, a eletricidade gerada será oferecida a um preço reduzido em comparação com a tarifa standard”, esclarece a energética nacional.
Segundo o diretor executivo da Energy Partners, Matthias Giller, posteriormente, se for “necessário”, serão “implementadas soluções de armazenamento e mobilidade elétrica”, de acordo com a informação transmitida esta segunda-feira à imprensa.
“Os sistemas fotovoltaicos em coberturas constituem uma das características mais relevantes dos centros de logística modernos. A geração de energia solar no local resolve de forma ideal o chamado trilema energético: é economicamente viável, reduz as faturas de eletricidade dos nossos inquilinos e é sustentavelmente rentável“, explicou o diretor sénior da GLP Clean Energy, Stefano Fissolo.
Fundada em 2024 como uma subsidiária da MaxSolar GmbH, a Energy Partners GmbH comercializa soluções para projetos energéticos e, através da celebração de PPA – Power Purchase Agreements onsite e offsite, permite que clientes industriais e comerciais (C&I) garantam um fornecimento de eletricidade verde a longo prazo.
Presente em 20 países, a Greenvolt conta com mais de 450 MWp de capacidade contratada, aproximadamente 180 MWp instalados e um portefólio de mais de 2.500 projetos. O pipeline de solar, eólica e armazenamento está nos 10,9 gigawatts (GW).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Grupo Greenvolt instala painéis solares em 10 parques logísticos na Alemanha
{{ noCommentsLabel }}