Lucros da Stellantis travam 70% para 5,5 mil milhões de euros em 2024
Fabricante automóvel que detém marcas como Jeep, Fiat, Chrysler e Peugeot reconhece que teve "resultados aquém do seu potencial", esperando este ano ganhar quota e melhorar o desempenho financeiro.
Num ano marcado por “desafios significativos” como problemas de desempenho na América do Norte e uma queda global na procura por veículos novos, além da saída do português Carlos Tavares da liderança executiva, a Stellantis reportou um lucro de 5,5 mil milhões de euros em 2024, o que representa uma quebra de 70% face aos 18,6 mil milhões de euros registados no ano anterior.
A construtora automóvel obteve receitas líquidas de 156,9 mil milhões de euros, menos 17% do que em 2023, com os volumes de encomendas a diminuírem 12% em termos consolidados devido a falhas temporárias na oferta de produto e a iniciativas como a redução de stocks, entretanto completadas.
Citado em comunicado, o presidente interno da empresa, John Elkann, reconhece que 2024 foi “um ano de fortes contrastes para a empresa, com resultados aquém do seu potencial”.
Ainda assim, ressalva que foram alcançados “marcos estratégicos importantes”, como o lançamento de “novas plataformas e produtos multi-energia”, a produção de baterias para veículos elétricos e a nova parceria estratégica com a Leapmotor International.
Para este ano, John Elkann diz-se “firmemente concentrado em ganhar quota de mercado e melhorar o desempenho financeiro” da Stellantis, que possui marcas como Jeep, Dodge, Fiat, Chrysler e Peugeot.
O gigante automóvel não prevê, porém, uma melhoria significativa da rentabilidade para este ano, ficando quase em linha com a margem de lucro operacional de 5,5% alcançada em 2024, abaixo dos 12,8% em 2023 e no fundo do intervalo de previsão fornecido em setembro.
Os resultados financeiros são conhecidos numa altura em que a empresa continua no processo de escolha de um novo CEO, após a saída de Carlos Tavares em dezembro. A Stellantis espera nomear um sucessor do gestor português durante o primeiro semestre deste ano, com o presidente John Elkann a liderar um comité executivo interino até que o cargo seja preenchido.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucros da Stellantis travam 70% para 5,5 mil milhões de euros em 2024
{{ noCommentsLabel }}