Nogueira Leite é o novo chairman da Sociedade Ponto Verde

António Nogueira Leite é o novo chairman da Sociedade Ponto Verde, a entidade que gere a reciclagem dos resíduos de embalagens.

O ex-secretário de Estado do Tesouro e das Finanças (1999-2000) é o novo presidente do Conselho de Administração da Sociedade Ponto Verde. António Nogueira Leite, economista de formação e administrador de várias empresas, presidiu à lista que venceu as eleições para gerir a sociedade. Ao ECO, Nogueira Leite refere que vai haver um administrador delegado.

A minha função é reposicionar a sociedade num momento em que há uma nova licença na sequência de mais de 20 anos de atividade“, explica Nogueira Leite ao ECO, referindo que ainda é cedo para referir as prioridades. O próximo passo será apresentar-se junto dos stakeholders que fazem parte da Sociedade Ponto Verde.

Desde há 20 anos que apenas a SPV atuava na gestão dos resíduos de embalagens – papel, vidro, plástico e metal -, e há cinco anos que a sociedade aguardava a renovação da sua licença. Contudo, no final do ano passado, uma portaria do Governo veio introduzir a concorrência no fluxo específico de resíduos, criando novas regras.

Depois de reclamar, em março deste ano, a Sociedade Ponto Verde chegou a acordo com o Ministério do Ambiente, comprometendo-se a continuar a pagar às empresas responsáveis pela recolha e triagem do lixo diferenciado. À SPV juntou-se a Novo Verde, detida em 30% pelo Pingo Doce, que também terá de pagar essas taxas.

Em comunicado, a Sociedade Ponto Verde explica que “desempenhou, e continuará a desempenhar, um papel estratégico na sensibilização e o envolvimento de todos os Portugueses no esforço de separar para reciclar, numa lógica de promover a transição para a economia circular no país”, reclamando para si o papel de “grande contribuinte para o cumprimento dos objetivos e metas europeias”.

A sociedade privada sem fins lucrativos continua a ter como diretor-geral Luís Veiga Martins.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nogueira Leite é o novo chairman da Sociedade Ponto Verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião