Exportações de bens invertem tendência e crescem 11,7% em janeiro

Depois de terem encolhido 2,3% em dezembro, as exportações de bens fecharam janeiro de 2025 com um crescimento expressivo face ao mesmo mês do ano passado, em termos nominais.

A economia portuguesa arrancou 2025 com crescimentos significativos das exportações e das importações de bens e uma diminuição do défice da balança comercial, evidenciando uma maior dinâmica do comércio internacional face ao final do ano passado.

Depois de as vendas para o exterior terem encolhido 2,3% em dezembro do ano passado, a tendência negativa inverteu-se em janeiro, mês em que as exportações portuguesas apresentaram uma variação nominal positiva de 11,7%, em termos homólogos, revelou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A inversão foi ainda mais expressiva na comparação em cadeia. Enquanto as exportações portuguesas de bens tinham afundado 16,8% entre novembro e dezembro, acabaram por acelerar fortemente e crescer mais de 25% entre dezembro e janeiro, de acordo com os dados do INE.

Em simultâneo, as importações de bens subiram 8,4% em relação a janeiro do ano passado, quando em dezembro de 2024 tinham crescido 4,6%. Se a análise for feita em cadeia — isto é, comparando dezembro com novembro de 2024 — se as importações tinham descido 8,1% nesse período, arrancaram o ano com um acréscimo de 2%.

Em termos absolutos, o país exportou o equivalente a mais de sete mil milhões de euros em bens em janeiro e importou produtos no valor de 8,78 mil milhões de euros (ver gráfico). Feitas as contas, o défice da balança comercial diminuiu 59 milhões de euros em janeiro, em relação ao início de 2024, tendo-se fixado em 1.698 milhões, segundo o destaque do INE.

Resultados mensais do comércio internacional:

Fonte: Instituto Nacional de Estatística

Excluindo a categoria de combustíveis e lubrificantes, as exportações de bens passaram de uma queda homóloga de 0,9% em dezembro para um crescimento de 13,4% em janeiro. Aplicando o mesmo princípio às importações, o aumento das compras de Portugal ao estrangeiro acelerou de 2,5% em dezembro para 9,5% no primeiro mês de 2025.

Quanto aos bens em concreto, o INE destaca o aumento superior a 42% das exportações de fornecimentos industriais, “sobretudo produtos químicos para a Alemanha”. No lado oposto, o material de transporte registou uma queda de 10,8% na tabela das exportações em valor nominal.

Ao mesmo tempo, as estatísticas mostram “aumentos das importações de fornecimentos industriais”, a um ritmo de 17,2%, “maioritariamente produtos químicos provenientes da Irlanda”. Houve ainda um aumento de 16,4% nas importações de bens de consumo em janeiro.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h09)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Exportações de bens invertem tendência e crescem 11,7% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião