Bruxelas cria parcerias para investir mais de mil milhões em inovação verde

Até 2030 vão ser investidos mais de 1.000 milhões de euros, entre fundos europeus e privados, nas áreas da energia solar, têxteis e de materiais sustentáveis.

A Comissão Europeia avançou esta quinta-feira que criou parcerias, no âmbito do programa Horizonte Europa que se estende entre 2025 e 2027, para impulsionar a inovação nas áreas da energia fotovoltaica, têxteis e materiais avançados. Até 2030 vão ser investidos mais de 1.000 milhões de euros na sequência destas iniciativas.

Bruxelas prevê investir, no âmbito da parceria europeia para a Inovação no domínio da Energia Fotovoltaica, 240 milhões de euros entre 2025 e 2030, uma quantia que deverá ser igualada pelos parceiros privados. O objetivo é aumentar a capacidade europeia de fabrico de energia fotovoltaica, desenvolver uma cadeia de valor mais resiliente na UE e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.

Já no âmbito da parceria para Materiais Avançados Inovadores, que quer “acelerar a conceção, o desenvolvimento e a adoção industrial de materiais avançados seguros e sustentáveis e de tecnologias” adequadas à economia circular, a Comissão Europeia e os parceiros privados planeiam investir até 250 milhões de euros cada, no mesmo horizonte.

Por fim, a parceria para os Têxteis do Futuro, que vem impulsionar indústria têxtil no sentido da sustentabilidade e da circularidade, prevê investimentos de 60 milhões de euros, no conjunto do Executivo europeu e dos privados envolvidos.

Uma vez adotadas e assinadas, as parcerias terão início através de convites específicos à apresentação de propostas no âmbito do programa de trabalho do Horizonte Europa, complementados por investimentos e atividades adicionais dos parceiros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas cria parcerias para investir mais de mil milhões em inovação verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião