Dona da central solar de Santas comprada por fundo francês Ardian

'Private equity' que gere a concessionária de autoestradas Ascendi anunciou um acordo para adquirir a Akuo, uma das grandes vencedoras do leilão de energia solar em 2019.

O fundo de investimento francês Ardian anunciou esta segunda-feira que chegou a acordo para comprar a empresa de renováveis Akuo, que detém a central solar de Santas, localizada nos concelhos de Monforte, Borba e Estremoz, no Alentejo. O valor deste negócio, que está sujeito às habituais aprovações regulatórias, não foi revelado.

Desde 2007 que a Ardian investe em renováveis e, através de fundos de infraestruturas, gere mais de oito gigawatts (GW) de capacidade de energia térmica e renovável na Europa e nas Américas e tem mais de 35 mil milhões de dólares (cerca de 32 mil milhões de euros) sob gestão.

“Esta transação reflete o nosso compromisso em dar suporte a plataformas de infraestruturas empreendedoras de alto potencial na sua jornada para a industrialização e crescimento como parte da transição energética”, comentou o co-responsável de Infraestruturas na Europa da Ardian, Benoit Gaillochet, em comunicado enviado aos meios de comunicação social.

Fundada em 2007, e apoiada pela ICG desde 2022, a Akuo faz produção de energia renovável (energia eólica e fotovoltaica) e armazenamento em 12 países na Europa e na América. Os novos donos comprometem-se a “alavancar” a expertise no setor das energias renováveis para apoiar a Akuo na próxima fase de crescimento, através da “capacidade financeira necessária” para os ajudar a avançar com os projetos que tem em desenvolvimento.

A capacidade de produção e de armazenamento da Akuo deverá atingir os cinco GW até 2030.

“Esta aquisição é uma excelente oportunidade para a Akuo, que beneficiará da Ardian como parceira de longo prazo para dar suporte à sua próxima fase de crescimento. A Ardian permitirá que a Akuo não apenas otimize os seus negócios e expanda a sua presença internacional, mas também inove mais rapidamente para dar resposta aos desafios energéticos do amanhã”, referiu o cofundador da Akuo, Éric Scotto.

Em 2017, a sociedade de private equity Ardian comprou a concessionária de autoestradas Ascendi à construtora Mota-Engil e ao Novobanco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona da central solar de Santas comprada por fundo francês Ardian

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião