Mais de 3.200 investidores emprestam 50 milhões de euros ao FC Porto
Depois da operação falhada em dezembro, portistas conseguiram agora concluir com sucesso um empréstimo obrigacionista. Dinheiro vai permitir à SAD de Villas-Boas 'pagar' dívida que vence em abril.
Depois da operação falhada em dezembro, a SAD do FC Porto concluiu agora com êxito o empréstimo obrigacionista que levou a cabo nas últimas duas semanas. Os dragões conseguiram um financiamento de 50 milhões de euros junto de mais de 3.200 investidores, de acordo com os resultados do empréstimo obrigacionista divulgados esta segunda-feira.
Ainda assim, em termos líquidos, os cofres portistas não verão qualquer cêntimo. Isto porque o dinheiro obtido nesta operação servirá para refinanciar e proceder ao reembolso do anterior empréstimo obrigacionista dos portistas e que vence já no próximo mês.
A SAD de André Villas-Boas tinha duas ofertas a decorrer em simultâneo. Através da oferta de troca, conseguiu trocar um montante de 26,09 milhões de euros de obrigações antigas por novos títulos. Mas dessa linha 2022-2025 sobrou um saldo a reembolsar em abril no montante de 23,91 milhões de euros. Foi justamente esta verba que os portistas conseguiram obter na oferta de subscrição.
Segundo a Euronext Lisboa, 3.244 investidores participaram nas duas ofertas: 1.899 investidores na oferta de subscrição e 1.345 na oferta de troca.
Por comparação, o empréstimo obrigacionista realizado há três meses, e no qual a SAD do FC Porto conseguiu apenas 21 milhões de euros do objetivo de 30 milhões, contou com a participação de cerca de 1.300 investidores, devido aos receios quanto à situação financeira da sociedade.
Para esta operação, a SAD portista tentou convencer mais investidores com um reforço da taxa de juro, pagando 5,5% ao ano, por títulos que têm a maturidade de três anos e oito meses, vencendo em dezembro de 2028.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de 3.200 investidores emprestam 50 milhões de euros ao FC Porto
{{ noCommentsLabel }}