5 coisas que vão marcar o dia

O Banco de Portugal divulga os dados relativos ao endividamento da economia e o FMI vai publicar o Fiscal Monitor. Já a Fed vai revelar os dados mais recentes sobre a economia norte-americana.

Esta quarta-feira, o Banco de Portugal divulga os dados relativos ao endividamento da economia de fevereiro e o FMI vai publicar o Fiscal Monitor. Nos Estados Unidos, a Reserva Federal (Fed) revela os dados mais recentes sobre a economia norte-americana. A marcar o dia está ainda os dados do INE sobre os preços da habitação a nível local e os dados do Eurostat sobre a produção em construção.

BdP divulga endividamento da economia

O Banco de Portugal (BdP) divulga os dados relativos ao endividamento da economia de fevereiro. Em janeiro, o endividamento da economia nacional voltou a engordar pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 818,4 mil milhões de euros. O endividamento do setor não financeiro aumentou 4,4 mil milhões de euros em janeiro, que se traduziu numa variação mensal de 0,54%, a maior desde maio de 2024.

FMI publica Fiscal Monitor

O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai publicar esta quarta-feira o Fiscal Monitor, um documento onde constarão dados como previsões relativas ao défice orçamental e à dívida pública. Na terça-feira, o FMI revelou estar mais pessimista em relação a Portugal, tendo revisto em baixa o crescimento da economia portuguesa para este ano e o próximo. Já ao nível da Zona Euro, cortou a previsão de crescimento este ano para 0,8%, menos duas décimas do que projetava em janeiro, com revisões em baixa para as principais economias, à exceção de Espanha. Em causa está, sobretudo, a elevada incerteza internacional e a guerra comercial, com a instituição liderada por Kristalina Georgieva a esperar agora uma estagnação na Alemanha.

“Livro Bege” da Fed dá sinais sobre a economia

A Reserva Federal vai divulgar esta quarta-feira os dados mais recentes sobre a economia norte-americana. Publicado oito vezes por ano, o “Livro Bege” apresenta o resumo das condições e atividade económica do país, com base no reportado pelos diferentes bancos centrais federais. Na última edição lançada no início de março, o Livro Bege referia que os operadores económicos admitem aumentar os seus preços para repercutir as taxas alfandegárias aplicadas pelo governo de Trump.

INE revela preços da habitação ao nível local

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai revelar os dados do quarto trimestre de 2024 dos preços da habitação a nível local. No terceiro trimestre, o preço mediano de alojamentos familiares em Portugal foi 1.819 euros/metro quadrado, na sequência de uma taxa de variação de 10,8% em relação ao terceiro trimestre de 2023. O preço mediano da habitação aumentou, em relação ao período homólogo de 2023, em 22 das 26 sub-regiões NUTS III, destacando-se a sub-região Alto Alentejo com o maior crescimento (26,3%).

Como evolui a construção na Europa?

O Eurostat vai divulgar dados sobre a produção em construção referentes a fevereiro. Em janeiro, a produção na construção permaneceu estável na área do euro e aumentou 0,2% na União Europeia, face ao mesmo mês do ano passado, com Portugal a registar a segunda maior quebra mensal (-4,1%). Na comparação com dezembro de 2024, a produção na construção avançou 0,2% entre os países da área do euro e recuou 0,2% no conjunto dos 27 Estados-membros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião