Maduro: “Hoje é um dia histórico” para a Venezuela

  • Lusa
  • 30 Julho 2017

O presidente venezuelano estreou as urnas num dia em que o país decidi a composição da próxima Assembleia Nacional Constituinte. Para fora, a mensagem foi clara: "Apaguem toda a campanha imperial".

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi o primeiro a votar este domingo para as eleições da Assembleia Nacional Constituinte, declarando que quis ser o primeiro a dar o voto pela paz, soberania e independência da Venezuela.

Quis ser o primeiro a dar o voto para a paz, a soberania e a independência da Venezuela (…). Hoje é um dia histórico”, disse Maduro depois de votar diante de alguns convidados internacionais que foram convidados pelo Conselho Nacional de Eleições (CNE) para observar o sufrágio.

Maduro votou poucos minutos depois das 06:00 horas locais (11:00 horas em Lisboa), sendo que o seu voto transmitido pela televisão estatal venezuelana VTV, que logo passou imagens do arranque das votações em vários centros eleitorais no interior do país. O segundo voto do dia foi o da primeira-dama, Cilia Flores, também candidata à Assembleia Nacional Constituinte.

O Presidente também reiterou o convite aos venezuelanos para votarem “com fé, esperança e amor”, buscando “a reconciliação, a justiça, a verdade e para superar os problemas” da Venezuela.

“Peço a Deus todas as bênçãos para que o povo possa exercer livremente o seu direito democrático”, adiantou este domingo Maduro, em alusão a todos os planos ativados pelo CNE para fazer frente ao que qualificam como “ameaças antidemocráticas” dos opositores à Constituinte.

Oxalá o mundo abra os seus olhos sobre a nossa amada Venezuela, apaguem toda a sua campanha imperial que se fez e estendam as suas mãos”, referiu Maduro, que vê na Assembleia Nacional Constituinte um “superpoder que vai poder reencontrar o espírito nacional”.

O Presidente declarou que a Venezuela é “um país em paz, exercendo o seu direito de voto”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maduro: “Hoje é um dia histórico” para a Venezuela

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião