Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 milhões de euros

Projeto vendido pela empresa liderada por João Manso Neto ao grupo Enea é composto por 16 turbinas Siemens Gamesa e tem uma capacidade total instalada de 83,2 MW.

O grupo Greenvolt, através da Greenvolt Power, concluiu a venda de um parque eólico localizado em Pelplin, na Polónia, à EneaNowa Energia, num negócio avaliado em 174,4 milhões de euros, adiantou a empresa em comunicado.

O projeto, que obteve todas as licenças necessárias e está totalmente operacional, é composto por 16 turbinas Siemens Gamesa SG145 de 5,2 MW cada, com uma capacidade total instalada de 83,2 MW.

“O parque eólico de Pelplin é uma demonstração clara da nossa capacidade de executar e entregar ativos de grande escala que são atrativos e valorizados pelo mercado”, disse João Manso Neto, citado na mesma nota.

Para o CEO da Greenvolt, a aquisição deste parque eólico pela Enea Nowa Energia “confirma isso mesmo e está alinhada com a estratégia de vender uma parte significativa dos ativos nas fases Ready to Build (pronto para construção) ou Commercial Operation Date (data de entrada em operação comercial), dependendo do potencial de retorno”, explicou.

Para Grzegorz Kinelski, presidente da Enea, “investimentos em parques eólicos, como o de Pelplin, são um passo concreto para alcançar” os objetivos da empresa: aumentar a capacidade instalada em fontes de energia renovável, diversificar o mix energético e criar valor para os seus clientes, acionistas e sociedade.

O Grupo Enea é um dos maiores fornecedores de eletricidade da Polónia, operando em toda a cadeia de abastecimento, desde a geração de energia até à sua distribuição.

A construção do parque eólico de Pelplin iniciou-s em junho de 2023, tendo sido concluída em dezembro de 2024. Segundo a empresa, “a infraestrutura encontra-se localizada junto a um dos pontos de ligação à rede mais importantes na Polónia, responsável pelo abastecimento de grande parte do norte do país”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião