Há sete ideias para melhorar os serviços públicos. E já pode votar

Um total de 70 iniciativas foram propostas no âmbito do Simplex 2025, das quais sete chegaram a finalistas. A votação decorre até 15 de maio.

A criação de uma bolsa de cuidadores formais de idosos, a digitalização da divulgação dos editais das autarquias e a simplificação do processo de legalização de viaturas importadas são três das sete ideias para melhorar os serviços que estão agora a votação, até 15 de maio, no âmbito do Simplex 2025.

“As propostas, agora em votação, refletem preocupações reais e sugestões concretas, realizadas pelos próprios cidadãos, para simplificar o seu relacionamento com o Estado. Apesar de distintas nos seus objetivos, as sete propostas finalistas partilham uma visão comum: tornar os serviços públicos mais simples, acessíveis e centrados nas necessidades da população”, informa a Agência para a Modernização do Estado (AMA) em comunicado.

“Estas ideias abrangem diferentes áreas de atuação do Estado, desde os cuidados sociais à mobilidade, da saúde à segurança social, passando pela comunicação autárquica e pelos serviços digitais”, refere ainda.

Até 15 de maio, na plataforma participa.gov.pt, os cidadãos podem votar nas sete propostas finalistas para melhorar os serviços públicos no no âmbito do Simplex 2025. O acesso à plataforma é feito través de autenticação via Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

Quais as propostas a votação?

“Entre as propostas a votação incluem-se a criação de uma bolsa de cuidadores formais de idosos, a digitalização da divulgação dos editais das autarquias e a simplificação do processo de legalização de viaturas importadas“, refere a AMA.

“Prevê-se ainda a integração da ficha de inspeção obrigatória na aplicação gov.pt e a emissão automática do Cartão Europeu de Seguro de Doença aquando da renovação do Cartão de Cidadão“, enumera.

A criação de uma “plataforma única para marcação de serviços públicos“, a “disponibilização de simuladores de benefícios da Segurança Social“, com o objetivo de facilitar o acesso à informação e aos serviços, são outras das propostas.

As sete propostas finalistas, de um total de 70 recolhidas, resultam da avaliação de uma comissão composta por representantes da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e das entidades competentes, “com base em critérios de viabilidade, impacto e relevância”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há sete ideias para melhorar os serviços públicos. E já pode votar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião