Antiga equipa de Obama vai investir 1,5 milhões em startups tech
A Higher Ground Labs quer acelerar startups que criem ideias progressistas a serem utilizadas em campanhas políticas. Para isso já tem 1,5 milhões de dólares reservados.
Depois das campanhas políticas, vem o empreendedorismo — político. Vários membros de antigas equipas de Barack Obama juntaram-se para pensar no futuro da relação entre a política e tecnologia e criaram a Higher Ground Labs, uma empresa que quer apoiar a próxima geração de tecnologia política progressiva, a ser utilizada em campanhas.
Incluído nesse apoio estão ferramentas como assistência, mentoria, programação e até capital, muito capital. Na passada semana, a empresa fez saber que vai investir 1,5 milhões de dólares em dez startups de tecnologia aplicada à política, incluindo-os no seu programa de aceleração de cinco meses, onde vão ter acesso a tudo o que necessitam para porem o seu negócio a funcionar.
Tweet from @highergroundlab
Entre a equipa de fundadores encontram-se Shomik Dutta, diretor financeiro da campanha de 2008 do candidato presidencial Obama, Betsy Hoover, organizadora na mesma, e Andrew McLaughlin, CTO estatal dos dois mandatos de Obama na Casa Branca. “Ainda não construímos uma cultura em torno de investidores que investem na tecnologia política de uma forma séria. Por isso, as pessoas têm tido dificuldades em começar”, afirmou à Wired, Betsy Hoover. “Pensamos que agora é a altura de pensar nisto de uma forma diferente.”
A área de intervenção da tecnologia política é muito extensa e as últimas eleições presidenciais norte-americanas vieram mostrar o quão subdesenvolvidas estão as aplicações desta ciência. Começando pelas suspeitas de intervenção da Rússia nos resultados, efetivados pelos ataques informáticos aos emails de Hillary Clinton e por tantos outros leaks, terminando na suposta precisão das sondagens que davam vitória certa à candidata democrata.
Muito do capital que vai ser distribuído pelas startups foi doado por outras empresas do ramo, como é o caso da Qriously, que utiliza anúncios online em vez de telefonemas para agregar opiniões públicas, a Victory Guide, uma ferramenta de gestão de campanhas que estabelece metas diárias para os candidatos, e a Tuesday Strategies, que permite aos voluntários das campanhas enviarem mensagens personalizadas para os seus amigos, potenciais alvos da campanha. Entre si, estas juntaram 2,5 milhões de dólares.
O nome das empresas ainda não é conhecido, mas estará para breve essa divulgação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Antiga equipa de Obama vai investir 1,5 milhões em startups tech
{{ noCommentsLabel }}