Exclusivo Mercadão fecha operações após fim da parceria com Pingo Doce
Plataforma de entregas detida pela Glovo tinha como principal parceiro a cadeia de supermercados da Jerónimo Martins, que avançou esta semana com um canal de e-commerce próprio.
O Mercadão vai encerrar portas “gradualmente até finais de junho”. A decisão do encerramento da plataforma detida pela Glovo é conhecida depois de o Pingo Doce, principal parceiro do marketplace que assegurava serviço de entregas em casa da cadeia, ter avançado com o seu próprio canal de e-commerce.
“A incerteza da escalabilidade do negócio do Mercadão e rentabilidade para ser sustentável e viável a longo prazo levou à difícil decisão de encerrar a atividade do Mercadão em Portugal”, adianta fonte oficial da Glovo quando questionada pelo ECO sobre o impacto do fim da parceria com a cadeia de supermercados do grupo Jerónimo Martins.
“Todos os colaboradores e parceiros impactados já foram notificados e estamos dedicados a apoiá-los nesta fase. O Mercadão vai encerrar as suas operações gradualmente até meados de junho”, adianta.
Lançado em 2018 por empresários portugueses, tendo logo como parceiro âncora o Pingo Doce, o Mercadão foi comprado em 2021 pela espanhola Glovo após a plataforma de entregas ter fechado uma ronda de investimento de 450 milhões. A operação coincidiu com a compra da Lola Market, em Espanha, que encerrou portas em novembro de 2022.
O fecho do Mercadão não significa, no entanto, o fim da presença do Pingo Doce na aplicação da Glovo. “As operações do Mercadão e da Glovo sempre foram independentes uma da outra, pelo que a parceria da Glovo com o Pingo Doce, numa vertente de negócio distinta, mantém-se forte e sólida“, diz fonte oficial da empresa.
“A Glovo é líder de mercado neste segmento — quick-commerce — tendo sido pioneira em Portugal, e a presença do Pingo Doce na aplicação é crucial para esta estratégia, visão e crescimento”, reforça.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mercadão fecha operações após fim da parceria com Pingo Doce
{{ noCommentsLabel }}