Glovo compra portuguesa Mercadão e espanhola Lola Market

A Glovo comprou duas companhias de entregas de compras de supermercado, a portuguesa Mercadão (que trabalha com o Pingo Doce) e a espanhola Lola Market.

A Glovo comprou duas empresas de entregas de compras de supermercado: a portuguesa Mercadão (que trabalha com o Pingo Doce) e a espanhola Lola Market, anunciou esta terça-feira em comunicado.

Os valores dos negócios não foram divulgados, mas surgem depois de a Glovo ter concluído uma ronda de financiamento de 450 milhões de euros no início do ano.

Como outras empresas do setor, também a Glovo tem procurado acelerar o crescimento do seu negócio através de aquisições de outras companhias. No início deste ano, anunciou a aquisição das operações da Delivery Hero no leste europeu por 170 milhões de euros e fechou uma parceria de 100 milhões de euros com a suíça Stoneweg, que atua na área de investimentos imobiliários.

Os catalães adiantam que as duas marcas, com um portefólio de mais de 30 parceiros em Portugal e Espanha, vão manter as respetivas identidades, operando de forma independente da Glovo. Após as aquisições, o objetivo passa agora por replicar o modelo de negócio das duas companhias nos países onde a Glovo já tem operações, e já estão definidos os dois primeiros mercados: Polónia e Itália.

A Glovo indica que as duas aquisições irão fortalecer a posição competitiva na Europa nos principais mercados, e diz que a divisão Q-Commerce (quick commerce) está a caminho de atingir um valor bruto de faturação anual de 300 milhões de euros este ano, valor que deverá mais do que triplicar até final do próximo ano, acima dos mil milhões de euros.

Gonçalo Soares da Costa permanecerá como CEO da Mercadão, que ajudou a fundar, e assumirá também a liderança da Lola Market. O gestor português diz estar “entusiasmado” por fazer parte da Glovo, que “tem uma visão muito ambiciosa para o futuro da e-mercearia na Europa”. “Acreditamos que a experiência e o talento combinados das equipas da Mercadão e da Lola Market, juntamente com o alcance internacional da Glovo, nos permitirão oferecer um serviço de entrega verdadeiramente incomparável aos clientes”, afirma o português no comunicado divulgado pela empresa catalã.

Já CEO and co-fundador da Glovo Oscar Pierre considerou que as aquisições representam um “passo em frente” para a empresa, pois permite “responder a todo o tipo de compras de mercearias, tornando a Glovo uma loja única para compras online destes produtos.”

Este negócio surge numa altura em que outras empresas do setor também avançam com planos no mesmo segmento. No início de agosto, a Bolt fechou uma ronda de investimento de 600 milhões de euros para financiar a criação de um novo serviço de entregas rápidas de mercearia em dez mercados, incluindo Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Glovo compra portuguesa Mercadão e espanhola Lola Market

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião