5 coisas que vão marcar o dia

A Caixa Geral de Depósitos e a Altri vão divulgar os resultados do primeiro trimestre de 2025. Já os acionistas da Novabase vão votar um novo aumento de capital social.

Esta quinta-feira, o banco público Caixa Geral de Depósitos e a papeleira Altri vão divulgar os resultados do primeiro trimestre de 2025. Já os acionistas da Novabase vão votar em Assembleia Geral um novo aumento de capital social e os acionistas do BCP vão votar a distribuição de 453,4 milhões de euros em dividendos relativos ao exercício de 2024. A marcar o dia está ainda o julgamento do processo BES Angola.

Caixa apresenta resultados

Esta quinta-feira, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai divulgar os resultados do primeiro trimestre de 2025. Em 2024, o banco registou lucros recorde de 1,74 mil milhões de euros, o que representa uma subida de 34% em relação ao ano anterior. Apesar do lucro recorde, a margem financeira caiu 3,2% para 2,78 mil milhões de euros, com a atividade a sentir o impacto da descida das taxas de juro.

Acionistas da Novabase votam aumento de capital de até 1,3 milhões

Os acionistas da Novabase vão votar em Assembleia Geral um novo aumento de capital social dos atuais 1.072.866,06 euros para cerca de até 1,3 milhões de euros (1.348.263,30 euros) para distribuir dividendos por via de ações. O aumento de capital far-se-á através da “emissão de até 9.179.908 novas ações ordinárias, a subscrever e realizar pelos acionistas (…) que optem por receber novas ações, através de entradas em dinheiro correspondente à aplicação da totalidade ou parte do respetivo dividendo em dinheiro”, segundo a proposta da administração.

BCP vai propor a distribuição de 453,4 milhões em dividendos

Também esta quinta-feira, o BCP vai propor aos acionistas, em Assembleia Geral, a distribuição de 453,4 milhões de euros em dividendos relativos ao exercício de 2024 bem como uma redução e aumento de capital, que passa por um programa de recompra de ações próprias. O banco liderado por Miguel Maya indicou que, na proposta de aplicação de resultados, irão ser distribuídos 453,4 milhões de euros em dividendos, tendo a instituição calculado que corresponda a um dividendo unitário por ação de 0,03 euros.

Altri divulga resultados

O grupo Altri, que detém as empresas Biotek, Caima e Celbi, vai apresentar os resultados do primeiro trimestre deste ano. Em 2024, o grupo mais que duplicou o lucro para os 107,2 milhões de euros. O resultado líquido da papeleira aumentou 150,6% em relação aos 42,8 milhões de euros registados em 2023. As receitas totais da empresa de pasta e papel cresceram 8,5%, em termos homólogos, para 855,3 milhões de euros, devido à “evolução positiva” dos preços da pasta hardwood (produzida através de eucalipto) causada por “uma procura global mais favorável no conjunto do ano”.

Prossegue julgamento do processo BES Angola

Esta quinta-feira, continua o julgamento do processo BES Angola (BESA), no Campus de Justiça, em Lisboa. A 15 de julho de 2024, o Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa decidiu enviar para julgamento ex-banqueiro e presidente do BESA, Álvaro Sobrinho, o ex-banqueiro e presidente do BES, Ricardo Salgado, assim como os ex-administradores do BES, Morais Pires, Rui Silveira e Hélder Bataglia, validando na íntegra a acusação do Ministério Público. Em causa neste processo estão crimes de abuso de confiança agravado, branqueamento de capitais e burla agravada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião